Barra de ferramentas do editor de grafos

Esta barra de ferramentas consiste nas seguintes ações. Clicar em uma ação significa que o ponteiro do seu mouse aplica esta ação ao quadro do editor do grafo:

  • Selecionar e mover: Para selecionar os elementos, você poderá clicar no espaço em branco do quadro, manter o mouse pressionado e desenhar um retângulo que contenha alguns elementos de dados e/ou arestas para selecionar estes elementos ou então clicar diretamente em um elemento não selecionado para escolher esse elemento. Se clicar em um elemento ou conjunto de elementos selecionados, você poderá mover estes elementos em conjunto. A movimentação dos elementos selecionados também é possível com as teclas direcionais.

  • Criar nó: Clique em uma posição arbitrária no quadro do editor do grafo para criar um novo elemento de dados que pertença ao grafo selecionado na estrutura de dados. Mantendo o ponteiro do mouse pressionado no botão, um menu mostra a quais tipos de dados o novo elemento de dados criados pode pertencer (somente se existirem diferentes tipos de dados).

  • Criar aresta: Clique em um elemento de dado, mantenha o mouse pressionado e desenhe uma linha para outro elemento de dado, apontando a aresta nessa direção. Esta ação só será bem-sucedida se o grafo atual permitir adicionar esta aresta (por exemplo, em um grafo não-direcionado, você não poderá adicionar várias arestas entre dois elementos de dado). Mantendo o ponteiro do mouse pressionado no botão, um menu mostra qual o tipo das novas arestas criadas pode ser selecionado (somente se existirem diferentes tipos de aresta).

  • Excluir: Clique em um elemento para excluí-lo. Se excluir um nó, todas as arestas adjacentes serão também excluídas.