webdav / webdavs

Hamish Rodda

Tradução: Lisiane Sztoltz

WebDAV é um protocolo de D istributed Authoring e Versioning (ou Versionamento Autoritativo Distribuído) para a Web. Ele permite um fácil gerenciamento de documentos e scripts em um servidor http, e possui características adicionais projetadas para simplificar o gerenciamento de versões com múltiplos autores.

O uso deste protocolo é simples. Digite a localização que deseja ver, similar a uma URL com http, exceto o nome do protocolo no início para o protocolo webdav://. Um exemplo seria webdav:// www.dominio.com/caminho/. Se você especificar o nome de uma pasta, uma lista de arquivos e pastas serão exibidos, e você pode manipular estas pastas e arquivos como se estivesse em outro sistema de arquivos.

Características do WebDAV

Bloqueio

O bloqueio de arquivos permitem a usuários bloquearem arquivos, informando aos outros que ele está trabalhando atualmente neste arquivo. Desta maneira, a edição pode ser feita sem medo que as mudanças possam ser sobrescritas por outra pessoa, que também está editando o mesmo documento.

Acesso ao Fonte dos Arquivos

O WebDAV permite acesso ao script que é chamado para produzir uma página específica, e assim, mudanças podem ser feitas no próprio script.

Suporte a Propriedade Por Documento

Propriedades arbitrárias pode ser configuradas para ajudar a identificação de um documento, tais como o autor.

Para aproveitar essas capacidades adicionais, você precisará de um aplicativo que as suporte. Nenhum aplicativo atualmente as suporta através deste 'kioslave'.

WebDAVS é o protocolo WebDAV encriptado através de SSL.