FTP

Lauri Watts

Tradução: Lisiane Sztoltz

FTP é o serviço da Internet usado para transferir um arquivo de dados do disco de um computador para o disco de outros, não considerando o sistema operacional.

Similar a outros aplicativos Internet, o FTP usa o modelo cliente-servidor — onde um usuário invoca um programa FTP no computador, o instrui para contatar um computador remoto, e então requisita a transferência de um ou mais arquivos. O programa local de FTP torna-se um cliente, que usa o TCP para contatar um programa no servidor FTP na máquina remota. Cada vez que o usuário requisita uma transferência de arquivo, os programas cliente e servidor cooperam para enviar uma cópia dos dados pela Internet.

Os servidores FTP que possuem o FTP anônimo permitem que qualquer usuário, não somente aqueles com contas na máquina, naveguem pelos arquivos do ftp e baixem os arquivos. Alguns servidores FTP são configurados para permitir aos usuários que também enviem arquivos.

O FTP é comumente usado para recuperar informações e obter software armazenado nos arquivos dos sites FTP no mundo todo.

Fonte: Citado em http://tlc.nlm.nih.gov/resources/tutorials/internetdistlrn/ftpdef.htm

Veja o manual do ftp.