nfs

Lauri Watts

Tradução: Lisiane Sztoltz

O protocolo NFS da Sun fornece um acesso remoto transparente para sistemas de arquivos compartilhados por meio de redes. O protocolo NFS é projetado para ser independente de máquina, sistema operacional, arquitetura de rede e protocolo de transporte. Esta independência é conseguida através de Chamadas de Procedimento Remotas (RPC ou Remote Procedure Call) que são integradas na Representação de Dados Externos (ou XDR ou eXternal Data Representation).

O protocolo MOUNT suportado executa as funções específicas do sistema operacional que permite que clientes anexem árvores de pastas remotas a um ponto dentro do sistema de arquivos local. O processo de montagem permite também ao servidor garantir privilégios de acesso remoto a um conjunto restrito de clientes, via controle de exportação.

O Gerenciador de Bloqueios fornece o suporte a bloqueio de arquivos, quando usado no ambiente NFS. O protocolo do Gerenciador de Bloqueios de Rede (NLM) isola os aspectos de herança de estado do bloqueio de arquivo dentro de um protocolo separado.

Fonte: http://www.networksorcery.com/enp/protocol/nfs.htm

Veja o manual: nfs.