fish

Jörg Walter

Brad Hards

Tradução: Lisiane Sztoltz Teixeira
Tradução: Marcus Gama
revisão KDE
4.5 (27/10/2010)

Permite-lhe acessar aos arquivos de outro computador com o protocolo de Secure SHell (SSH). O computador remoto necessita ter rodando o servidor de SSH, mas o resto do protocolo usa ferramentas normais da linha de comando, como descrito abaixo.

Use o 'kioslave' do 'fish' da seguinte forma: fish://máquina ou fish://usuário@máquina.

Nota

Você precisa usar barras duplas (//).

Você pode omitir o usuário (e o símbolo '@' que se segue) se tiver o mesmo usuário em ambos os computadores.

Você poderá adicionar uma senha no formato fish://usuário:senha@máquina, mas não será necessário, uma vez que será pedida a senha se você não a indicar.

Se estiver rodando o servidor de SSH numa porta que não a padrão, você pode indicar essa porta com a sintaxe normal das URLs como aparece abaixo: fish://máquina:número da porta.

O 'fish' deve funcionar com qualquer computador remoto baseado em UNIX® e compatível com o padrão POSIX. Ele usa os comandos shell cat, chgrp,chmod, chown, cp , dd, env, expr, grep, ls, mkdir, mv, rm, rmdir, sed e wc. O protocolo 'fish' inicia com o /bin/sh como seu shell padrão, e espera mudar para um Bourne shell (ou compatível, como o bash). Se os comandos sed e file estiverem disponíveis, bem como o arquivo /etc/apache/magic com o tipo MIME para assinaturas, estes serão usados para adivinhar tipos MIME.

Se o Perl estiver disponível na máquina remota, ele será usado. Então, env e /bin/sh serão necessários. Usando o Perl se tem o benefício adicional de ser mais rápido.

O 'fish' pode até mesmo funcionar em máquinas Windows®, se ferramentas como o Cygwin estiverem instaladas. Todos os utilitários acima devem estar no PATH do sistema, e o shell inicial deve ser capaz de processar o comando echo FISH:;/bin/sh corretamente.