Definindo macros

Um dos recursos mais avançados no Kig é o seu suporte para macros. Isto permite-lhe definir um novo tipo de objeto, combinando outros objetos.

Por exemplo: suponha que você queira criar uma macro para criar uma circunferência a partir de três pontos dela. Você teria de criar esses três pontos, algumas perpendiculares e pontos médios até que encontrasse o centro. Agora poderá usar a opção Círculo por Centro & Ponto (usando um dos três pontos como o ponto deste comando). A imagem a seguir deverá esclarecer isto um pouco:

Testando a execução de macros

A seguir vem a definição da macro. Selecione a opção Nova Macro... do menu Tipos ou clique no botão da barra de ferramentas. Irá aparecer um assistente que irá pedir para selecionar os objetos indicados. Selecione os três pontos (clique neles para selecioná-los, e clique de novo para os desmarcar), clicando depois no botão Próximo para continuar. Finalmente, selecione os últimos objetos (apenas a circunferência, no nosso exemplo).

O assistente de macros

Depois de ter terminado os passos anteriores, clique no botão Próximo para continuar. Insira um nome e, opcionalmente, uma descrição do seu novo tipo, clicando depois no botão Terminar. O seu tipo de macro está agora terminado.

Para usar o tipo da nova macro, clique no seu botão da barra de ferramentas ou use o menu Objetos. Criar um objeto de uma macro é então tão simples como criar um outro objeto qualquer.

Usando o seu novo tipo