Travando

O modelo de desenvolvimento seguido quando o CVS é usado é chamado verificações não reservadas. Cada desenvolvedor tem sua própria cópia local onde ele pode editar arquivos como desejar. Quando as características de monitoramento - como cvs edit - são usada, múltiplos desenvolvedores podem trabalhar em arquivos sincronizadamente. Mudanças feitas por um desenvolvedor diferente são mescladas para sua cópia local quando uma atualização é executada.

Outros sistemas de controle de versões - como o RCS e o SourceSafe usam um modelo diferente. Sempre que um editor quiser editar um arquivo, ele terá que bloqueá-lo. Só um usuário poderá bloquear um determinado arquivo de cada vez. Quando ele terminar a edição, o bloqueio é retirado. Por um lado, com este modelo, os conflitos nunca poderão acontecer. Por outro lado, dois programadores não poderão trabalhar no mesmo arquivo ao mesmo tempo, mesmo quando as suas alterações não afetam um ao outro. Isto poderá tornar-se uma restrição ou impedimento. Não serão aqui discutidos os benefícios organizacionais de ambas as abordagens. Contudo, ainda que o CVS tenha algum suporte para bloquear arquivos, não é a forma preferida de lidar com o CVS. Você não deverá usar estas funcionalidades, a menos que tenha certeza que o seu gerenciador de projeto as permite.

Com o Cervisia, você trava arquivos como se segue. Selecione os arquivos desejados na janela principal. Então escolha AvançadoTravar Arquivos. Isto executa o comando

cvs admin -l nomes dos arquivos

O efeito reverso é obtido usando AvançadoDestravar Arquivos. Isto executa o comando

cvs admin -u nomes dos arquivos