Carregar, Gravar e Exportar Trajectos

Poderá gravar os trajectos no formato KML (Keyhole Markup Language) e carregá-los de novo posteriormente - no mesmo computador ou num outro dispositivo que corra o Marble, ou ainda partilhá-los com os seus amigos ou com outras aplicações que consigam ler os ficheiros KML (como o Google Earth). Para gravar um trajecto num ficheiro .kml, carregue no ícone Gravar no fundo da página de trajectos. A janela de gravação que aparece permitir-lhe-á escolher o nome de um ficheiro onde guardar o trajecto. Da mesma forma, o carregamento de um trajecto é iniciado com o ícone Abrir no fundo da página de trajectos. Seleccione o ficheiro .kml do trajecto para o abrir, na janela que aparece, e para que o Marble carregue o trajecto a partir dele.

Os trajectos planeados no Marble poderão ser usados noutras aplicações ou dispositivos de navegação que suportem o formato gpx (GPS eXchange Format) ou equivalente. Se o seu dispositivo de navegação não suportar directamente o formato gpx, poderá usar um utilitário de conversão, como o 'gpsbabel', para converter um ficheiro gpx exportado pelo Marble para um formato adequado. A exportação de um trajecto no Marble é iniciada a partir do menu de contexto do trajecto no mapa. Carregue com o botão direito do rato em qualquer ponto do trajecto no mapa. No menu de contexto que aparece, escolha a opção Exportar o trajecto...:

O Marble a Exportar um Trajecto

Indique o nome do ficheiro desejado na janela de gravação seguinte. A extensão do ficheiro deverá ser gpx para guardar no formato GPX ou kml para guardar no formato KML (usado no Google Maps). Tenha em mente que o formato interno do Marble é o KML; em caso de dúvida, grave os trajectos como KML e use apenas o GPX para partilhar os trajectos com outras aplicações que não sejam capazes de lidar com ficheiros KML.