webdav / webdavs

Hamish Rodda

Tradução: José Pires

O WebDAV é um Distributed Authoring and Versioning, ou seja, um protocolo distribuído de controlo de versões para a World Wide Web. Permite uma fácil gestão de documentos e programas num servidor http e tem funcionalidades adicionais desenhadas para simplificar a gestão de versões entre vários autores.

A utilização deste protocolo é simples. Indique a localização que deseja ver, da mesma forma de um URL de HTTP, exceptuando o nome do protocolo webdav:// no início. Um exemplo poderá ser webdav://www.nomemaquina.com/pasta/. Se indicar o nome de uma pasta, será mostrada uma lista de ficheiros e pastas, de modo a que possa manipular esses ficheiros e pastas, como se fosse um sistema de ficheiros qualquer.

Funcionalidades do WebDAV

Bloqueio

O bloqueio de ficheiros permite aos utilizadores trancarem um ficheiro, informando deste modo os outros utilizadores que estão a trabalhar neste ficheiro. Assim, a edição pode ser feita sem o medo de que as alterações possam ser sobrepostas por outra pessoa que esteja a editar o mesmo documento.

Acesso ao ficheiro de origem

O WebDAV permite o acesso ao programa que é chamado para produzir uma dada página, de modo a que as alterações possam ser feitas no programa em si.

Suporte para propriedades por documento

Podem ser definidas várias propriedades para assistir à identificação de um documento, como o seu autor.

Para tirar vantagem destas capacidades adicionais, você necessita de uma aplicação que as suporte. Nenhuma aplicação as suporta neste momento através deste 'kioslave'.

O WebDAVS é o protocolo WebDAV encriptado através de SSL.