FTP

Lauri Watts

Tradução: José Pires

O FTP é o serviço da Internet usado para transferir um ficheiro de dados do disco de um computador para o disco de outro, independentemente do tipo de sistema operativo.

De um modo semelhante às outras aplicações da Internet, o FTP usa a aproximação cliente-servidor — um utilizador invoca um programa FTP no computador, indica-lhe para contactar um computador remoto, e então pede a transferência de um ou mais ficheiros. O programa FTP local torna-se um cliente que usa o TCP para contactar um programa servidor no computador remoto. Cada vez que o utilizador pede a transferência de um ficheiro, o cliente e o servidor cooperam para enviar uma cópia dos dados pela Internet.

Os servidores FTP que permitem FTP anónimo permitem a qualquer utilizador, não apenas aos utilizadores com contas na máquina, navegar nos ficheiros do ftp e transferi-los. Alguns servidores FTP estão configurados para permitir aos utilizadores enviar ficheiros.

O FTP é usado vulgarmente para obter informações e programas armazenados em ficheiros nos servidores de FTP pelo mundo fora.

Referência: Citado a partir de http://tlc.nlm.nih.gov/resources/tutorials/internetdistlrn/ftpdef.htm

Veja o manual: ftp.