Usá-la

A utilização dos "Dispositivos Indicados pelo Utilizador" é bastante simples, pelo que terá apenas de indicar um nome de dispositivo, como por exemplo, /dev/sdz4 na lista Unidade de disquetes: em vez de seleccionar Primária ou Secundária.

Nota

Terá de indicar o /dev/ como parte do nome do dispositivo por duas razões:

  • É como o Kfloppy reconhece o modo de "Dispositivos Indicados pelo Utilizador".

  • Serve de segurança, para evitar que o utilizador escreva qualquer coisa no ecrã inválida como nome de dispositivo.

Infelizmente, a utilização de qualquer dispositivo em vez de uma unidade de disquetes tem algumas consequências. A maior é que a Formatação Completa deixa de poder ser seleccionada. Ao fazê-lo, irá obter uma janela de mensagens de erro no início da formatação. Contudo, poderá usar a opção Limpeza com zeros e formatação rápida em alternativa. Não irá formatar o dispositivo, mas sim enchê-lo com zeros, se bem que na prática é quase o mesmo; especialmente, todos dados no dispositivo serão removidos.

Atenção

Tenha cuidado ao indicar o nome do dispositivo. O Kfloppy irá passar o nome do dispositivo tal-e-qual para os programas externos. Para além disso, não verifica (assim como os programas externos também não o fazem) se o dispositivo é de facto uma unidade de disquetes. Se indicar alguma das suas partições do disco principal como dispositivo, esta será aceite. (Se a partição estiver montada ou se não conseguir escrever neste dispositivo, irá obter provavelmente uma mensagem de erro, o que irá evitar o pior.)

Nota

Mesmo que indique um nome de dispositivo do tipo /dev/fd0u2880, o Kfloppy recusar-se-á a fazer uma Formatação Completa nele.

No Linux®, poderá seleccionar qualquer sistema de ficheiros que deseje. No BSD™, só é suportado de momento o UFS (e ainda não se encontra testado na altura em que este documento foi escrito).

Quando estiver prestes a formatar, carregue no botão Formatar, como de costume. Irá então obter uma janela de mensagem a pedir para verificar o nome do dispositivo.

Atenção

Esta é a última hipótese para verificar o nome do dispositivo antes da formatação. Após esta, já é demasiado tarde.