Capítulo 8. Lidar com sistemas de controlo de versões

Se estiver a lidar com projectos maiores, será provável que o código-fonte seja gerido por um sistema de controlo de versões como o subversion ou o git. A seguinte descrição será feita com o subversion em vista, mas será igualmente válida se quiser usar o git ou outro sistema de controlo de versões suportado qualquer.

Repare primeiro que, se a pasta na qual se encontra um projecto estiver sob controlo de versões, o KDevelop irá descobrir automaticamente. Por outras palavras: Não é necessário que indique ao KDevelop para extrair ele próprio uma cópia ao configurar o seu projecto; é suficiente apontar o KDevelop para uma pasta onde já tenha extraído previamente uma cópia do repositório. Se tiver uma dessas pastas sob controlo de versões, abra a área de ferramentas dos Projectos. Aí, existe um conjunto de coisas que poderá fazer:

  • Se a sua pasta se tornou desactualizada, podê-la-á actualizar a partir do repositório: Carregue no nome do projecto com o botão direito do rato, vá ao menu Subversion e seleccione Actualizar. Isto irá obter actualizações de todos os ficheiros que pertençam a este projecto e que digam respeito ao repositório.

  • Se quiser restringir esta acção apenas às sub-pastas ou ficheiros individuais, então expanda a árvore deste projecto para o nível que desejar e carregue com o botão direito sobre uma sub-pasta ou ficheiro, fazendo o mesmo que se descreveu acima.

  • Se tiver editado um ou mais ficheiros, expanda a área do projecto até à pasta onde se encontram estes ficheiros e carregue com o botão direito sobre a pasta. Isto oferecer-lhe-á um item do menu Subversion que lhe oferece diferentes opções. Escolha a opção Comparar com a base para ver as diferenças entre a versão que tem editada e a versão no repositório que extraiu anteriormente (a versão de base). A janela resultante irá mostrar as diferenças de todos os ficheiros nesta pasta.

  • Se só editou um único ficheiro, poderá também obter o menu Subversion para este ficheiro, bastando para tal carregar com o botão direito sobre o ficheiro correspondente na área do projecto. Ainda mais simples, basta carregar com o botão direito sobre a área do Editor, na qual tenha aberto este ficheiro, obtendo também esta opção do menu.

  • Se quiser enviar para o servidor um ou mais ficheiros editados, carregue com o botão direito sobre um ficheiro individual, sub-pasta ou sobre o projecto todo e seleccione a opção SubversionEnviar. Isto fará mudar o modo para Revisão, o terceiro modo que existe para além do Código e Depuração no canto superior direito da janela principal do KDevelop. A imagem à direita mostra-lhe como isto fica. No modo de Revisão, a parte superior mostra-lhe as diferenças para a sub-pasta/projecto inteiro e cada um dos ficheiros individuais alterados com as alterações realçadas (veja as várias páginas nesta parte da janela). Por omissão, todos os ficheiros alterados estão no conjunto de alterações que estará prestes a enviar, mas poderá desligar alguns dos ficheiros, caso as suas modificações não estejam relacionadas com o que deseja enviar. No exemplo à direita, foi desligado o ficheiro passo-32.cc e passo-32.prm porque as alterações destes ficheiros não têm nada a ver com as outras que foram feitas no projecto e não se pretende para já enviá-las (poder-se-á pensar nisso num envio em separado). Depois de rever as alterações, poderá introduzir uma mensagem de envio no campo de texto e carregar em Enviar à direita para enviar tudo o que desejar.

  • Assim como na visualização das diferenças, se quiser enviar um único ficheiro, também poderá carregar com o botão direito na janela do editor para obter a opção do menu SubversionEnviar.