Capítulo 1. O que é o KDevelop?

O KDevelop é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para o C++ (e outras linguagens) e que é uma das muitas aplicações do KDE. Como tal, executa-se em Linux® (mesmo que execute um dos outros ambientes de trabalho, como o GNOME) mas também está disponível para outras variantes do UNIX® e para o Windows.

O KDevelop oferece todas as capacidades dos IDE's modernos. Para grandes projectos e aplicações, a funcionalidade mais importante é que o KDevelop compreenda o C++: ele processa toda a base de código e recorda todas as funções-membro das classes, onde são definidas as variáveis, quais são os seus tipos, entre muitas outras coisas acerca do seu código. Por exemplo, imaginemos que um dos ficheiros de inclusão do seu projecto declara uma classe

class Carro {
  // ...
  public:
    std::string cor () const;
};

e depois no seu programa tiver

Carro o_meu_carro;
// ...fazer alguma coisa com essa variável...
std::string cor = o_meu_carro.co

terá recordado que o o_meu_carro da última linha é uma variável do tipo Carro e oferecer-se-á para completar o co como cor(), dado que esta é a única função-membro da classe Carro que começa desta forma. Em vez de continuar a escrever, poderá carregar em Enter para obter a palavra completa; isto poupa a escrita, os erros e não necessita que você recorde os nomes exactos das centenas ou milhares de funções e classes que compõem os grandes projectos.

Como segundo exemplo, assuma que tem código como o seguinte:

double xpto ()
{
  double var = funcao();
 return var * var;
}
double xpto2 ()
{
  double var = funcao();
  return var * var * var;
}

Se passar o rato sobre o símbolo var na função xpto2, irá obter uma opção para ver todos os usos deste símbolo. Se carregar nele, só irá mostrar os usos desta variável na função xpto2, porque o KDevelop compreende que a variável var na função xpto não tem nada a ver com ela. Da mesma forma, se carregar com o botão direito no nome da variável, poderá mudar o nome da mesma; se o fizer, só irá tocar na variável em xpto2, mas não em xpto.

Mas o KDevelop não é apenas um editor de código inteligente; existem outras coisas que o KDevelop faz bem. Obviamente, ele realça o código-fonte com diferentes cores; tem uma indentação personalizada; tem uma interface integrada com o depurador gdb da GNU; pode-lhe mostrar a documentação de uma função se passar o rato sobre um uso desta função; poderá lidar com diferentes tipos de ambientes de compilação e compiladores (isto é com o make e o cmake), entre muitas outras coisas boas que serão discutidas neste manual.