Configurar uma sessão e importar um projecto existente

Vamos continuar com o exemplo do 'kernel' do Linux® e do controlador do dispositivo — poderá querer substituir o seu conjunto próprio de bibliotecas ou projectos para estes dois exemplos. Para criar uma nova sessão que contenha estes dois projectos, vá a SessãoIniciar uma nova sessão no cimo e à esquerda (ou, se for a primeira vez que usar o KDevelop: basta usar a sessão predefinida que obtém na primeira utilização, que está vazia).

Iremos querer preencher esta sessão com projectos que, para já, assumimos que já existem em algum lado (o caso de iniciar os projectos do zero é discutido noutro ponto do manual). Para tal, existem essencialmente dois métodos, dependendo se o projecto já existe em algum lado do seu disco ou se precisa de ser transferido a partir de um servidor.

Opção 1: Importar um projecto de um sistema de controlo de versões

Iremos assumir que o projecto que desejamos configurar — o 'kernel' do Linux® — reside nalgum sistema de controlo de versões num servidor, mas que ainda não o extraiu para o seu disco rígido local. Nesse caso, vá ao menu Projecto para criar o 'kernel' do Linux® como um projecto dentro da sessão actual e depois siga estes passos:

  • Vá a ProjectosObter o projecto para importar um projecto

  • Irá ter várias opções para iniciar um projecto novo na sessão actual, dependendo de onde vêm os ficheiros de origem: poderá simplesmente indicar ao KDevelop uma pasta existente (veja a opção 2 abaixo) ou poderá pedir ao KDevelop para obter a listagem de um repositório.

  • Assumindo que não tem já uma versão extraída do servidor:

    • Na janela, em Seleccionar a origem, opte por usar o Subversion, Git ou alguma das outras escolhas

    • Escolha uma pasta de trabalho como destino para onde será extraído o código

    • Escolha o URL da localização no repositório onde se podem obter os ficheiros de código

    • Carregue em Obter. Isto poderá levar bastante tempo, dependendo da velocidade da sua ligação e do tamanho do projecto. Infelizmente, no KDevelop 4.2.x, a barra de progresso não mostra nada de facto, mas você poderá seguir a evolução se olhar periodicamente para o resultado do comando da consola

      du -sk /local/do/projecto/do/KDevelop

      para ver quantos dados já foram transferidos.

Nota

O problema com a barra de progresso foi comunicado como sendo o erro 256832 do KDevelop.

Nota

Neste processo, obtenho também a mensagem de erro Tem de indicar uma localização válida para o projecto; esta poderá ser ignorada sem problemas.

  • Pede-lhe para seleccionar um ficheiro de projecto do KDevelop nesta pasta. Dado que provavelmente não terá ainda nenhum definido, basta carregar em Seguinte

  • Carregue em Seguinte de novo

  • O KDevelop então pedir-lhe-á para escolher um gestor do projecto. Se este projecto usar os ficheiros do 'make' do UNIX®, escolha o gestor de projectos com 'makefiles' personalizadas

  • O KDevelop irá então começar a processar o projecto inteiro. Mais uma vez, irá levar bastante tempo a percorrer todos os ficheiros e a indexar as classes, etc. Na parte inferior direita da janela principal, existe uma barra de progresso que mostra quanto é que este processo já percorreu (se tiver vários processadores, poderá acelerar este processo se for à opção ConfiguraçãoConfigurar o KDevelop e seleccionar o Processador em segundo plano à esquerda, aumentando o número de tarefas de processamento em segundo plano à direita.)

Opção 2: Importar um projecto que já exista no seu disco rígido

Em alternativa, se o projecto com que deseja trabalhar já existir no seu disco rígido (por exemplo, porque o transferiu como um ficheiro 'tar' de um servidor de FTP, porque já obteve uma versão do projecto a partir de um sistema de controlo de versões ou porque é o seu próprio projecto existente apenas no seu próprio disco rígido), então use ProjectosAbrir/Importar um Projecto e, na janela que aparece, escolha a pasta onde se encontra o seu projecto.