Associar o depurador a um processo em execução

Algumas vezes, uma pessoa poderá querer depurar um programa que já está em execução. Um cenário para isso será a depuração de vários programas em paralelo com o MPI ou para depurar um programa que se encontra há muito em segundo plano. Para tal, vá à opção do menu ExecutarAnexar ao Processo, a qual irá abrir uma janela como a anterior. Irá querer seleccionar o programa que corresponde ao seu projecto aberto de momento no KDevelop - neste caso, seria o programa 'passo-32'.

Esta lista de programas poderá ser confusa porque é normalmente muito longa, como acontece no caso daqui. Poderá simplificar a sua vida se for à lista no canto superior direito da janela. O valor por omissão é Processos do utilizador, isto é todos os programas que são executados por qualquer um dos utilizadores autenticados de momento nesta máquina (se este for o seu computador pessoal ou portátil, provavelmente você será o único utilizador de facto, para além do 'root' e das várias contas de serviços); a lista não inclui os processos executados pelo utilizador 'root', contudo. Poderá limitar a lista se escolher a opção Processos próprios, removendo todos os programas executados pelos outros utilizadores. Melhor ainda, seleccione a opção Apenas os programas, a qual retira muitos dos processos que estão a ser executados com o seu nome, mas com os quais não interage normalmente, como o gestor de janelas, as tarefas de segundo plano e assim por diante, as quais não são normalmente candidatas para a depuração.

Assim que tiver seleccionado um processo, ao associar-se a ele irá entrar no modo de depuração do KDevelop, abrir todas as áreas de ferramentas de depuração e parar o programa na posição em que se encontrava quando se associou a ele. Aí poderá querer definir pontos de paragem, pontos de visualização ou tudo o que necessitar e ainda continuar a execução do programa, indo para a opção do menu ExecutarContinuar.