KDebugDialog

David Faure

Tradução: José Pires
revisão Plataformas 5.21 (2016-04-02)

O KDebugDialog é uma janela para gerir as mensagens de diagnóstico em pleno funcionamento. Oferece um modo simples e um completo.

Para poder fazer as alterações, a opção Desactivar todo o resultado de depuração terá de ser desligada.

Nota

Só para as aplicações que usam a biblioteca das Plataformas kdelibs4support.

O kDebug() foi descontinuado nas Plataformas do KDE 5, sendo substituído pelo registo por categorias de base do Qt™ - veja o QLoggingCategory. Use o programa kdebugsettings para activar/desactivar o 'qCDebug'.

Modo simples

Se você escrever simplesmente kdebugdialog5, verá uma lista de áreas que podem estar activas ou inactivas. Uma chamada kDebug(área) no código irá mostrar algo na janela de depuração só se a área estiver activa.

Nota

Repare que o kWarning, o kError e o kFatal aparecem sempre, dado que NÃO são controlados por esta configuração.

Introduza um texto correspondente no campo Procurar do topo da lista, o que lhe permite filtrar as áreas que aparecem na área da lista. Use os botões abaixo da lista para seleccionar ou deseleccionar todos os itens na área (as outras áreas não são afectadas) ou mudar o resultado da depuração para um único item, usando a opção de marcação à frente do mesmo.

Modo completo

Se você correr o kdebugdialog5 --fullmode, poderá definir separadamente em cada nível de segurança o que deve ser feito com as mensagens de diagnóstico desse nível, e isto para cada área de depuração.

No modo completo, deverá seleccionar em primeiro lugar a área de depuração na qual está interessado na lista que se encontra à esquerda da janela, usando o campo de pesquisa no seu topo.

O utilizador poderá alterar independentemente o resultado para os vários tipos de mensagens:

  • Informação

  • Aviso

  • Erro

  • Erro Fatal

Para cada um destes tipos, poderá definir o seguinte:

Resultado para:

Nesta lista poderá escolher onde as mensagens devem ser mostradas. As opções são: Ficheiro, Mensagem, Terminal (neste caso, o 'stderr') e Syslog. Se possível, não envie mensagens para o 'syslog', a não ser que seja o próprio administrador do sistema. O valor por omissão é Terminal.

Nome do ficheiro:

Isto só faz sentido quando você seleccionar um Ficheiro como destino; nele, deverá indicar o nome desse ficheiro (este é interpretado relativamente à pasta actual). Por omissão, é o kdebug.dbg.

À parte disto, poderá também assinalar a opção Abortar nos erros fatais. Neste caso, se for mostrada uma mensagem com o nível de severidade KDEBUG_FATAL, a aplicação termina com um SIGABRT depois de mostrar a mensagem.

Quando fechar a janela com o OK, as suas opções são aplicadas e gravadas no $XDG_CONFIG_HOME/kdebugrc ('~/.config/kdebugrc', por omissão). Quando o utilizador carregar em Cancelar, estas serão ignoradas e as antigas serão repostas.

Créditos de Kalle Dalheimer pela versão original do KDebugDialog

Tradução de José Nuno Pires

A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.