
Para usar de facto a bibliografia no seu documento, terá de adicionar os seguintes comandos no seu ficheiro de LATEX (estes comandos podem ser encontrados normalmente no fim do documento - onde aparece a secção de “Referências”):
\bibliography{xpto
}
\bibliographystyle{plain}
Aqui o xpto
é o nome do seu ficheiro bib
criado com o KBibTeX e o “plain” é o nome do estilo de bibliografia.
Existe uma grande variedade de estilos bibliográficos específicos. Consulte por favor o seu responsável de publicação para saber o nome a escolher ou tentar descobrir o que se adequa mais aos seus objectivos.
Em baixo encontra-se uma lista de alguns dos estilos genéricos disponíveis em todo o lado:
- plain
estilo normal, apresentado em ordem alfabética e legendado de forma numérica
- unsrt
igual ao 'plain', excepto que os itens aparecem por ordem de citação
- alpha
igual ao 'plain', excepto que são usado os identificadores dos itens
- abbrv
igual ao 'plain', excepto que usa abreviaturas para os primeiros nomes, os nomes dos meses e os nomes dos diários
Como tal, poderá usar as capacidades do seu editor de LATEX (consulte por favor a documentação do editor para esse fim) ou basta indicar o seguinte código num editor de texto genérico e depois gravar o ficheiro com a extensão tex
.
\documentclass{article} \begin{document} \bibliographystyle{plain}% Escolha um estilo bibliográfico Ficheiro de teste com uma referência (see~\cite{Lamport86}). \bibliography{exemplo} \end{document}
Para fins de testes, vamos assumir que este ficheiro se chama exemplo.tex
.
Nota
Grave por favor este ficheiro na mesma pasta em que se encontra o seu ficheiro exemplo.bib
.
Agora que tem as bases para um documento, terá de executar tanto o latex como o bibtex para o processar.
Primeiro, deverá executar o latex (para criar um ficheiro 'xpto.aux', que o bibtex consegue ler). Depois execute o bibtex uma vez para obter algumas das citações e criar um ficheiro bbl
. Depois corra o latex de novo, para que as referências cruzadas entre o ficheiro de texto e a bibliografia sejam correctas. Poderá querer repetir a execução do bibtex e do latex sobre o ficheiro para se certificar que todas as referências cruzadas fiquem correctas. Tenha em atenção que a adição/remoção de citações e código irão obrigar a executar o bibtex de novo.
Deste modo, poder-se-á usar os seguintes comandos para compilar o documento a partir da consola:
latex exemplo bibtex exemplo latex exemplo latex exemplo
Dica
Se estiver a usar alguma consola avançada de LATEX, como o Kile ou o LyX, não existe a necessidade de se preocupar com a execução de todos esses comandos a partir do emulador da consola. Basta usar uma combinação de teclas (Alt+6 no Kile) ou um botão da barra de ferramentas para ver os resultados.
Agora, poderá ver os resultados como um ficheiro DVI ou PDF (o formato depende da sua configuração), guardado na mesma pasta dos seus ficheiros de código.
Nota
Parabéns! Acabou de criar o seu primeiro documento com a bibliografia do BibTEX.