Controle do tempo

Muitos jogos de xadrez usam controles do tempo para acelerar o jogo ou garantir o término em um período razoável. Existem duas formas principais de controle do tempo.

O primeiro tipo de controle do tempo é o de movimentos-por-tempo. Neste tipo um jogador deve completar um número especificado de movimentos dentro de um período fixo de tempo.

O segundo tipo de controle do tempo é chamado de morte súbita. Neste tipo existe uma quantidade fixa de tempo para completar o jogo, independente do número de movimentos feito.

Dentro do controle de tempo pode existir um retardo para compensar o tempo gasto fisicamente para fazer um movimento. No retardo de Bronstein o relógio não inicia a contagem no início do movimento do jogador até que o retardo tenha terminado. Se o movimento for concluído antes que o retardo termine, nenhum tempo é retirado do relógio do jogador. No retardo de Fischer, o retardo é adicionado ao tempo remanescente do jogador antes do movimento. Se o movimento for feito antes que o retardo expire, o retardo remanescente é mantido pelo jogador e o tempo do seu relógio aumenta. De maneira semelhante, um tempo fixo pode ser adicionado ao relógio do jogador após um movimento ser completado. Quando o tempo é adicionado ao relógio, a quantidade de tempo é referida como o incremento de tempo.

Controles de tempo variam bastante em função do jogo, tipo de jogo e qualquer patrocinador. Também durante um jogo existem vários tipos de controles de tempo acionados ao mesmo tempo, com o tempo não usado adicionado ao próximo controle de tempo. Para todos os principais eventos da Federação Mundial de Xadrez (FIDE) o controle de tempo é de 90 minutos adicionados 30 segundos por movimento iniciando com o primeiro movimento. O padrão no FICS (Free Internet Chess Server - Servidor de Xadrez na Internet Livre) é de 2 minutos por jogada (morte súbita) mais 12 segundos de incremento de tempo para cada movimento. Na Federação de Xadrez dos Estados Unidos o controle do tempo é de 5 minutos por jogada, sem atrasos/incrementos.