O KMail armazena dados em vários locais diferentes em sua máquina. A maioria desses locais está dentro da pasta ~/.local/share/. Por exemplo, na maioria das distribuições Linux, suas Pastas locais estão em ~/.local/share/local-mail/. O Akonadi armazena a maior parte de seus dados em ~/.local/share/akonadi/.
~ $ cd .local/share/akonadi ~/.local/share/akonadi $ ls Akonadi.error db_data file_db_data mysql.conf socket-localhost-default Akonadi.error.old db_misc file_lost+found search_db
Akonadi.error e Akonadi.error.old são arquivos de log criados sempre que o Akonadi para e reinicia. O arquivo de texto mysql.conf é um arquivo de configuração para o daemon mysqld que serve como backend do Akonadi. As duas pastas db_data e search_db contêm as tabelas do banco de dados MySQL. Há também alguns arquivos de log do MySQL em db_data que podem ser úteis caso o Akonadi apresente algum problema.
As duas pastas file_db_data e file_lost+found contêm dados auxiliares associados ao processamento assíncrono. O Akonadi não limpa automaticamente a pasta file_lost+found, portanto, você pode querer limpar esses arquivos manualmente de tempos em tempos (por exemplo, com o Dolphin). O Akonadi tenta limpar a pasta file_db_data depois de mesclar tudo nos arquivos principais do banco de dados, mas às vezes arquivos inúteis se acumulam lá. Use este comando
find .local/share/akonadi/file_db_data/ -type f | xargs rm
para corrigir isso quando acontecer. (Se a pasta file_db_data já estiver limpo, o comando "find" mostrado acima retornará um erro.)