A Área de trabalho

A área de trabalho é, de fato, outro contêiner. Um contêiner que não impõe restrições de tamanho aos widgets. Eles poderão ser posicionados e dimensionados livremente. Na área de trabalho desbloqueada, os widgets do Plasma™ irão exibir uma moldura quando você passar o mouse por cima deles. Esta manipulação do miniaplicativo permite-lhe mover, dimensionar e realinhar o elemento. Também lhe permite arrastar os widgets do Plasma na área de trabalho. Os botões no canto são usados para dimensionar, rodar, configurar e remover o miniaplicativo. Quando for rodado, um widget do Plasma™ irá atuar de forma magnética em relação às 12 horas, de modo que seja fácil posicioná-lo adequadamente. Por padrão, a maioria dos miniaplicativos mantém as suas proporções quando forem dimensionados. Se você quiser dimensionar um miniaplicativo livremente, mantenha a tecla Ctrl pressionada durante o dimensionamento.

O clique com o botão direito na área de trabalho permite que você configure alguns aspectos, como o papel de parede e disposição usados, além das ações do mouse. Ele oferece a possibilidade de obter novos papéis de parede e temas com o KNewStuff.

Configurações da área de trabalho

Para mudar o tema do Plasma™ ou obter um novo por meio do KNewStuff abra a página em AparênciaTema da área de trabalho nas Configurações do Sistema.

Com os aplicativos abertos, torna-se cada vez mais difícil ver os widgets do Plasma™ no seu ambiente de trabalho. O Dashboard coloca estes widgets do Plasma™ à sua frente, como acontece na funcionalidade Mostrar área de trabalho existente nos ambientes de trabalho tradicionais.