Visualizador de fontes

Burkhard Lück

Tradução: Luiz Fernando Ranghetti
revisão Plasma 5.12 (31/03/2018)

O KFontview é um aplicativo para visualizar e instalar diferente tipos de fontes:

  • TrueType® (.ttf)

  • OpenType (otf, .ttf)

  • PostScript® tipo 1 (extensão de arquivo no Windows® & OS/2 .pfb/.pfm; no UNIX®/Linux® .pfa/.afm)

  • BDF (Bitmap Distribution Format, extensão de arquivo .bdf)

  • PCF (Portable Compiled Format, extensão de arquivo .pcf)

Você pode usá-lo como um programa autônomo para antever e instalar uma fonte baixada da Internet. Na antevisão, você poderá verificar se a fonte possui todos os caracteres que precisa.

Adicionalmente, o KFontview poderá ser lançado a partir do módulo do Configurações do Sistema Gerenciamento de fontes para usar as capacidades de antevisão estendidas do KFontview.

Alternativamente você pode usar o módulo Gerenciamento de fontes para instalar, remover, visualizar e gerenciar todas as fontes no seu sistema.

Aplicativo KFontview

A Visualização padrão do KFontview mostra sua fonte com diferentes tamanhos usando um pantograma (sentença que usa todas as letras do alfabeto). Assim você pode ter uma boa noção de como será a aparência de cada letra. Na lista da barra de ferramentas, poderá escolher os tipos de visualização adicionais:

  • Todos os caracteres mostra todos os caracteres disponíveis na fonte com um tamanho.

  • Bloco Unicode: A norma Unicode organiza os grupos de caracteres por diferentes blocos

  • Programa Unicode: No Unicode, um programa é uma coleção de fontes e outros símbolos escritos, usados para representar a informação textual em um ou mais sistemas de escrita

  • Alterar o texto: Ao usar este botão, será aberta a janela de Texto de visualização, onde poderá inserir um texto definido pelo próprio usuário. Esta funcionalidade permite-lhe verificar se uma fonte suporta os caracteres que você precisa.

Você pode usar os botões de zoom ou a roda do mouse para alterar o tamanho da fonte em todos os tipos de visualização.

No modo de antevisão do Bloco Unicode e Texto Unicode, os dados adicionais da dica serão apresentados, quando passar com o cursor do mouse sobre um determinado caractere: a Categoria Unicode do caractere e o valor em UCS-4, UTF-16, UTF-8 e como Entidade Decimal de XML.

Para instalar uma fonte que tenha baixado da Internet, clique no botão Instalar, no canto inferior direito.

Você pode instalar a fonte para uso pessoal, ficando disponível apenas você ou em nível de sistema para uso por todos os usuários. A última opção requer privilégios administrativos.

As fontes normalmente são fornecidas em um formato de arquivo compactado, como por exemplo, o zip. Abra esse arquivo com o Ark, que lhe fornecerá uma visualização simples das fontes. Para usar as funcionalidades adicionais do programa, extraia as fontes e abra-os no KFontview.

É necessário reiniciar os aplicativos para usarem as novas fontes instaladas.