Módulo de Informações de Pedidos de Interrupção (IRQ)

Esta página exibe informações sobre Requisições de Interrupção em uso, e os dispositivos que usam estas linhas.

Um IRQ é uma linha do hardware usada em PC, por dispositivos (barramentos ISA) tais como teclados, modens, placas de som, etc., para enviar sinais de interrupção ao processador, dizendo que aquele dispositivo está pronto para enviar ou receber dados. Infelizmente, existem somente dezesseis IRQs (0-15) disponíveis na arquitetura i386 (PC), para o compartilhamento entre os vários dispositivos ISA.

Muitos problemas de hardware são resultados de conflitos de IRQ, que ocorre quando dois dispositivos tentam usar o mesmo IRQ, ou o software é mal-configurado, fazendo com que um dispositivo use o IRQ de outro dispositivo que já esteja configurado para esta utilização.

Nota

A informação exibida é dependente do sistema. Em alguns sistemas, a informação sobre IRQ ainda não pode ser exibida.

No Linux, esta informação é lida do /proc/interrupts, que está disponível somente se o sistema de arquivos /proc estiver compilado com o kernel.

A primeira coluna mostra o número do IRQ; na segunda coluna, está exibido o número das interrupções que foram recebidas desde a última reinicialização. A terceira coluna mostra o tipo de interrupção, e por fim, a quarta coluna identifica o dispositivo atribuído àquela interrupção.

O usuário não pode modificar as configurações desta página.