Capítulo 1. Introdução

O Kexi é um aplicativo de gerenciamento de banco dados integrada. Poderá ser usado para criar esquemas de bancos de dados, inserir dados, efetuar pesquisas e processar dados. Os formulários poderão ser criados para oferece uma interface comum aos seus dados. Todos os objetos do banco de dados - tabelas, pesquisas e formulários - são gravados no banco de dados, tornando simples o compartilhamento dos dados e do desenho.

O Kexi é parte do pacote de produtividade Calligra do KDE.

Além do Kexi armazenar os seus bancos de dados em arquivos, ele também poderá guardar os seus dados num servidor de bancos de dados. Usando um servidor de bancos de dados, você poderá compartilhar o seu banco de dados com outras pessoas, permitindo também a mais de uma pessoa usar o banco de dados ao mesmo tempo. São suportados os seguintes servidores de bancos de dados pelo Kexi:

Mais informações sobre o Kexi podem ser encontradas na página do Kexi no Site do Calligra, e na página do Site do Kexi em si.

Se você tiver algumas dúvida sobre o Kexi, existem duas listas de discussão que poderá usar. A lista de discussão dos usuários do Kexi poderá ser usada para fazer perguntas sobre a utilização do Kexi ou sobre o projeto do Kexi. A lista de discussão de desenvolvimento do Kexi poderá ser usada para fazer perguntas sobre o desenvolvimento do Kexi. Mais informações sobre a inscrição nessas listas, além de algumas formas de entrar em contato com os desenvolvedores do Kexi, poderão ser encontradas aqui.

Nota

Este manual para o Kexi 2.5 foi baseado no Manual do Kexi 1.1. Por favor, coordene qualquer esforço com o Jarosław Staniek, e-mail: kexi at kde.org