Capítulo 1. O que é o KDevelop?

O KDevelop é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para o C++ (e outras linguagens) e que é uma das muitas aplicações do KDE. Como tal, é executado em Linux® (mesmo que execute um dos outros ambientes de trabalho, como o GNOME) mas também está disponível para outras variantes do UNIX® e para o Windows.

O KDevelop oferece todas as capacidades dos IDEs modernos. Para grandes projetos e aplicações, a funcionalidade mais importante é que o KDevelop compreenda o C++: ele processa toda a base de código e recorda todas as funções-membro das classes, onde são definidas as variáveis, quais são os seus tipos, entre muitas outras coisas sobre o seu código. Por exemplo, imaginemos que um dos arquivos de inclusão do seu projeto declare uma classe

class Carro {
  // ...
  public:
    std::string cor () const;
};

e depois no seu programa você tem

Carro meu_carro;
// ...fazer alguma coisa com essa variável...
std::string cor = meu_carro.co

ele terá recordado que o meu_carro da última linha é uma variável do tipo Carro e se oferecerá para completar o co como cor(), uma vez que esta é a única função-membro da classe Carro que começa desta forma. Em vez de continuar a escrever, poderá pressionar Enter para obter a palavra completa; isto economiza digitação, erros e faz com que você não precise recordar os nomes exatos das centenas ou milhares de funções e classes que compõem os grandes projetos.

Como um segundo exemplo, considere que você possui um código como o seguinte:

double xpto ()
{
  double var = funcao();
 return var * var;
}
double xpto2 ()
{
  double var = funcao();
  return var * var * var;
}

Se você passar o mouse sobre o símbolo var na função xpto2, irá obter uma opção para ver todos os usos deste símbolo. Se clicar nele, somente será mostrado os usos desta variável na função xpto2, porque o KDevelop compreende que a variável var na função xpto não tem nada a ver com ela. Da mesma forma, se clicar com o botão direito no nome da variável, poderá mudar seu nome; se o fizer, só irá tocar na variável em xpto2, mas não em xpto.

Mas o KDevelop não é apenas um editor de código inteligente; existem outras coisas que o KDevelop faz bem. Obviamente, ele realça o código-fonte com diferentes cores; tem uma indentação personalizada; tem uma interface integrada com o depurador gdb da GNU; pode lhe mostrar a documentação de uma função se passar o mouse sobre um uso desta função; poderá lidar com diferentes tipos de ambientes de compilação e compiladores (por exemplo com o make e o cmake), entre muitas outras coisas boas que serão discutidas neste manual.