Configurar uma sessão e importar um projeto existente

Vamos continuar com o exemplo do 'kernel' do Linux® e do controlador do dispositivo — você poderá querer substituir o seu conjunto próprio de bibliotecas ou projetos para estes dois exemplos. Para criar uma nova sessão que contenha estes dois projetos, vá para SessãoIniciar uma nova sessão no menu superior e à esquerda (ou, se for a primeira vez que usar o KDevelop: basta usar a sessão padrão que obtém na primeira utilização, que está vazia).

Iremos querer preencher esta sessão com projetos que, para agora, consideramos que já existem em algum local (o caso de iniciar os projetos do zero é discutido em outro ponto do manual). Para isso, existem essencialmente dois métodos, dependendo se o projeto já existe em algum local do seu disco ou se precisa de ser transferido a partir de um servidor.

Opção 1: Importar um projeto de um sistema de controle de versões

Iremos considerar que o projeto que desejamos configurar — o 'kernel' do Linux® — reside em algum sistema de controle de versões num servidor, mas que ainda não foi baixado para o seu disco rígido local. Nesse caso, vá para o menu Projeto para criar o 'kernel' do Linux® como um projeto dentro da sessão atual e depois siga estes passos:

  • Vá para ProjetoObter projeto para importar um projeto

  • Você terá várias opções para iniciar um projeto novo na sessão atual, dependendo de onde vêm os arquivos de origem: poderá simplesmente indicar ao KDevelop uma pasta existente (veja a opção 2 abaixo) ou poderá pedir ao KDevelop para obter a listagem de um repositório.

  • Considerando que você não possui já uma versão extraída do servidor:

    • Na janela, em Selecionar origem, opte por usar o Do sistema de arquivos, Subversion, Git, GitHub ou KDE

    • Selecione uma pasta de trabalho como destino para onde será extraído o código

    • Escolha a URL da localização no repositório onde se podem obter os arquivos de código

    • Clique em Obter. Isto poderá levar bastante tempo, dependendo da velocidade da sua conexão e do tamanho do projeto. Infelizmente, no KDevelop 4.2.x, a barra de progresso não mostra nada de fato, mas você poderá seguir a evolução se olhar periodicamente para o resultado do comando do console

      du -sk /local/do/projeto/KDevelop

      para ver quantos dados já foram transferidos.

Nota

O problema com a barra de progresso foi comunicado como sendo o erro 256832 do KDevelop.

Nota

Neste processo, obtenho também a mensagem de erro Você precisa indicar uma localização válida para o projeto; ela poderá ser ignorada sem problemas.

  • Será solicitado para que você selecione um arquivo de projeto do KDevelop nesta pasta. Uma vez que provavelmente você não terá ainda nenhum definido, basta clicar em Seguinte

  • Clique em Seguinte de novo

  • O KDevelop então solicitará para que você escolha um gerenciador de projeto. Se este projeto usar os arquivos do 'make' do UNIX®, escolha o gerenciador de projetos com 'makefiles' personalizados

  • O KDevelop começará então a processar todo o projeto. Mais uma vez, irá levar bastante tempo percorrendo todos os arquivos e a indexando as classes, etc. Na parte inferior direita da janela principal, existe uma barra de progresso que mostra o quanto este processo já percorreu (se tiver vários processadores, você poderá acelerar este processo se for à opção ConfiguraçõesConfigurar o KDevelop e selecionar o Processador em segundo plano à esquerda, aumentando o número de tarefas de processamento em segundo plano à direita.)

Opção 2: Importar um projeto que já exista no seu disco rígido

Em alternativa, se o projeto com que deseja trabalhar já existir no seu disco rígido (por exemplo, porque o transferiu como um arquivo 'tar' de um servidor de FTP, porque já obteve uma versão do projeto a partir de um sistema de controle de versões ou porque é o seu próprio projeto existente apenas no seu próprio disco rígido), então use ProjetosAbrir/Importar um projeto e, na janela que aparece, escolha a pasta onde se encontra o seu projeto.