Selecionar uma coleção de alvos do Makefile para uma compilação repetida

Se clicar com o botão direito em alvos individuais do Makefile, sempre que quiser compilar algo, irá perder um tempo precioso. Em vez disso, será bom ter alvos individuais para um ou mais projetos da sessão que possa então compilar de forma repetida sem muito trabalho com o mouse. Aí é onde o conceito das Seleções de alvos de compilação pode ajudar: é uma coleção de alvos dos arquivos Makefile que são executados um após o outro quando clicar no botão Compilar a seleção na lista de botões do topo, selecionar a opção do menu ProjetoCompilar a seleção ou pressionar a tecla de função F8.

A lista com os alvos selecionados da Makefile aparece na metade inferior da área de Projetos.

Por padrão, a seleção contém todos os projetos, mas você poderá alterar isso. Por exemplo, se a sua lista de projetos tiver três destes (uma biblioteca de base L e duas aplicações A e B), mas você só estiver trabalhando no momento no projeto A, você poderá querer remover o projeto B da seleção, selecionando-o nessa lista e clicando no botão . Além disso, você poderá querer garantir que a biblioteca L é compilada antes do projeto A, movendo os itens da seleção para cima ou para baixo com os botões à direita da lista. Também poderá obter um alvo da Makefile em particular para a seleção se clicar com o botão direito sobre ela e selecionar Adicionar ao conjunto de compilação ou simplesmente selecioná-lo e clicar em , logo acima da lista de alvos selecionados.

O KDevelop permite-lhe configurar o que desejar sempre que compilar a seleção. Para isso, use a opção do menu ProjetoAbrir a configuração. Aí, poderá por exemplo selecionar o número de tarefas simultâneas que o make deverá executar — se o seu computador tiver, por exemplo, 8 processadores, então poderá ser útil indicar 8 neste campo. Nesta janela, o Alvo predefinido do 'make' é um alvo do Makefile usado para todos os alvos da seleção.