Associar o depurador a um processo em execução

Algumas vezes, uma pessoa poderá querer depurar um programa que já está em execução. Um cenário para isso será a depuração de vários programas em paralelo com o MPI ou para depurar um programa que se encontra há muito em segundo plano. Para isso, vá para a opção do menu ExecutarAnexar ao processo, a qual irá abrir uma janela como a anterior. Você irá querer selecionar o programa que corresponde ao seu projeto aberto no momento no KDevelop - neste caso, seria o programa 'passo-32'.

Esta lista de programas poderá ser confusa porque é normalmente muito longa, como acontece no caso daqui. Você poderá simplificar a sua vida se for à lista no canto superior direito da janela. O valor padrão é Processos do usuário, isto é todos os programas que são executados por qualquer um dos usuários autenticados no momento nesta máquina (se este for o seu computador pessoal ou portátil, provavelmente você será o único usuário de fato, além do 'root' e das várias contas de serviços); a lista não inclui os processos executados pelo usuário 'root', contudo. Você poderá limitar a lista se escolher a opção Processos próprios, removendo todos os programas executados pelos outros usuários. Melhor ainda, selecione a opção Apenas os programas, a qual retira muitos dos processos que estão sendo executados com o seu nome, mas com os quais não interage normalmente, como o gerenciador de janelas, as tarefas de segundo plano e assim por diante, as quais não são normalmente candidatas para a depuração.

Assim que tiver selecionado um processo, ao associar-se a ele irá entrar no modo de depuração do KDevelop, abrir todas as áreas de ferramentas de depuração e parar o programa na posição em que se encontrava quando se associou a ele. Aí poderá querer definir pontos de parada, pontos de visualização ou tudo o que necessitar e ainda continuar a execução do programa, indo para a opção do menu ExecutarContinuar.