Capítulo 2. Usando o KDE su

O uso do KDE su é fácil. A sintaxe é parecida com isto:

kdesu [-c comando] [-d] [-f arquivo] [-i nome do ícone] [-n] [-p prioridade] [-r] [-s] [-t] [-u usuário] [--noignorebutton] [--attach ID]

kdesu [opções genéricas do KDE] [opções genéricas do Qt™]

As opções de linha de comando são apresentadas abaixo.

-c comando

Isto especifica o comando a ser executado como 'root'. Tem que ser passado um argumento. Assim se, por exemplo, quiser iniciar um novo gerenciador de arquivos, você deve inserir na linha de comando algo como: $(kde4-config --path libexec)kdesu-c Dolphin

-d

Mostra informações de depuração.

-f arquivo

Esta opção permite um uso eficiente do KDE su em arquivos .desktop. Isto diz ao KDE su para examinar o arquivo indicado em arquivo. Se este arquivo puder ser alterado pelo usuário atual, o KDE su irá executar o comando com esse usuário. Se não puder ser alterado, o comando é executado com o usuário usuário (o 'root' por padrão).

O arquivo é avaliado da seguinte forma: se o arquivo começar com uma /, é usado como um arquivo absoluto. Caso contrário, é tratado como o nome de um arquivo de configuração global do KDE.

-i nome do ícone

Indica o ícone a usar na janela da senha. Você poderá indicar apenas o nome, sem qualquer extensão.

Por exemplo, para executar o Konqueror como gerenciador de arquivos e mostrar o ícone do Konqueror na janela da senha:

$(kde4-config --path libexec)kdesu  -i konqueror 
-c "konqueror --profile filemanagement"
-n

Não mantém a senha. Isto desabilita a opção Lembrar senha no diálogo de senha.

-p prioridade

Indica o valor da prioridade. A prioridade é um número qualquer entre 0 e 100, onde o 100 corresponde à prioridade máxima e o 0 à mínima. O valor padrão é 50.

-r

Usa o escalonamento em tempo real.

-s

Interrompe o serviço do kdesu. Veja “Mantendo a senha”.

-t

Permite enviar o resultado para o terminal. Isto desativa a memorização de senhas e é amplamente usado para fins de depuração. Se você quiser executar um aplicativo no modo de console, use o comando su normal.

-u usuário

Embora a utilização mais comum do KDE su seja rodar um comando como superusuário, você poderá indicar qualquer nome de usuário e a senha apropriada.