Capítulo 5. Preparar para gravar um disco

Ao iniciar um projeto novo, você deverá certificar-se de que o K3b detectou o tipo de disco óptico correto, como um CD ou DVD. Na barra de estado, no fundo da janela, você deverá ver o tamanho do disco que está configurado no momento. Se não estiver correto, ou se você precisar de um tamanho diferente, basta clicar com o botão direito nele e definir o tamanho preferido na lista indicada:

Agora escolha o que deseja gravar.

A parte superior da tela é a área de origem; funciona como um gerenciador de arquivos. Você poderá escolher arquivos normais dos volumes de dados montados ou faixas de áudio dos discos de áudio inseridos. Os nomes das faixas de áudio são lidos automaticamente a partir dos dados do CD-Text, caso o seu leitor de CDs permita consultar essa informação, ou são gerados com base no CDDB; o formato exato é controlado por um botão na área inferior. Se os nomes estiverem incorretos ou simplesmente não corresponderem à descrição do disco, você poderá editá-los com o botão da barra de ferramentas. As suas alterações ficarão numa 'cache' local e serão enviadas para o registro principal no FreeDB.

Dica

Se todo o disco for gravado pelo mesmo artista, deixe os itens do artista da faixa em branco; preencha o Artista do álbum, grave no CDDB e volte a pesquisar.

Agora que tem os seus dados de origem à mão, basta arrastar e soltar os arquivos e pastas que deseja gravar na área grande em baixo e à direita; esta é a área do modelo. À esquerda, irá ver uma estrutura em árvore com os seus arquivos escolhidos. Se existirem arquivos ou pastas que não deseja gravar, eles poderão ser removidos facilmente do projeto, apagando-os no painel que aparece em baixo. Selecione o arquivo a remover (você poderá usar a tecla Ctrl para selecionar vários), depois clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Remover.

Dica

Se você precisar de comprimir o áudio, crie um novo projeto de CD de áudio, adicione os arquivos a converter e clique no botão Converter faixas. Isto não irá afetar o conteúdo do CD, caso opte por gravá-lo; contudo, você será capaz de usar os arquivos comprimidos em qualquer lugar. Certifique-se de que os arquivos originais não têm perdas (WAV ou FLAC), caso contrário o resultado não será satisfatório.

A linha de topo será o título do disco. Na maior parte dos casos, será suficiente, mas se quiser alterar este valor para outro qualquer, basta renomeá-lo usando o menu de contexto.