Tags e Ramificações

Nós discutiremos aqui somente aspectos de tags e ramificações. Se você é somente um usuário, e não o administrador do repositório, você provavelmente não será confrontado com o problema. Se no entanto você é seu próprio administrador, você deve primeiro ler sobre problemas não técnicos que acompanham as ramificações, para ter uma ideia de quanto tempo se gasta e quantos erros ocorrem por causa da manutenção de diferentes ramificações de um projeto. O apêndice inclui algumas referências sobre este tópico.

Tag simples é algo que usualmente é feito quando uma revisão é executada, de modo que você possa a qualquer momento facilmente voltar para o estado de um projeto no tempo. Tags comumente fornecem um nome consistindo do nome do projeto e o número de revisão. Por exemplo, o Cervisia 1.0 está disponível sob a tag CERVISIA_1_0. O Cervisia força regras estritas do CVS sobre o que constitui um nome válido de tag. Ele deve iniciar com uma letra e pode conter letras, dígitos, hifens e sublinhados.

Normalmente, você desejará uma tag para todo o projeto (apesar do CVS permitir uma tag para um subconjunto somente). Para este fim, marque a pasta de nível superior na janela e escolha AvançadoTag/Ramificação. Agora insira o nome da tag, pressione Return e está feito!

Criar uma ramificação não é significativamente mais difícil. No diálogo de tag, habilite a caixa Criar ramificação com esta tag. Você pode também excluir uma tag existente: Selecione AvançadoExcluir Tag na janela principal.

Outro aspecto da ramificação é a mesclagem de modificações de uma ramificação para a ramificação atual. Se você está fazendo isso, escolha AvançadoMesclar.... O diálogo que aparece agora lhe oferece duas opções:

Você pode mesclar todas as modificações feitas na ramificação para a ramificação atual. Neste caso, habilite a caixa de checagem Mesclar a partir da ramificação e preencha a ramificação a partir da qual mesclar. O Cervisia então executará o comando

cvs update -j tagramificação

A outra possibilidade é que você deseja mesclar somente as modificações feitas entre duas tags em uma ramificação. Isto usualmente acontece quando você mescla a partir da mesma ramificação para o tronco diversas vezes. Neste caso, habilite a caixa Mesclar modificações e insira (na ordem correta) as duas tags relevantes. Isto resultará em um comando

cvs update -j tagramificação1 -j tagramificação2