O menu Exibir

VerNova Visão

Abre outra janela com a mesma apresentação carregada de modo a que você possa trabalhar em mais de um slide ao mesmo tempo.

ExibirNormal (Ctrl+F5) ExibirNotas (Ctrl+F6) ExibirOrdenação das apresentações (Ctrl+F7)

Mude com estas ações entre os modos exibição Normal, onde você edita os slides, Notas, que mostra uma visualização do slide com um campo de texto para as suas anotações sobre o slide atual e a Ordenação de slides, onde você poderá renomear, recortar, copiar e colar slides, organizando-os para a sua apresentação.

ExibirMostrar slides-mestres (Ctrl+F8)

Ativa ou desativa a exibição do slide-mestre, onde você poderá colocar os objetos que deseja que apareçam em todos os slides da sua apresentação.

VerMostrar grade

Se habilitado, o Calligra Stage exibirá uma grade de pontos representando as interseções de linhas horizontais e verticais imaginárias. Você pode usar estes pontos para posicionar precisamente os objetos no slide.

VerAjustar à Grade

Se estiver ativado, quando você soltar ou mover objetos no slide o canto superior esquerdo do objeto se ajustará ou moverá para o ponto da grade mais próximo.

Isto reduz sua liberdade de posicionar livremente objetos no slide, no entanto isto também auxilia a alinhar objetos precisamente. Isto é facilmente desativado ou ativado com esta entrada de menu, permitindo-lhe o melhor dos dois mundos.

ExibirMostrar guias

Ao trabalhar com o Calligra Stage você poderá arrastar uma linha guia tanto da régua horizontal como da vertical para o seu documento. Esta linha de guia não será impressa ou exibida na apresentação final. Serve apenas para ajudá-lo a alinhar os objetos na tela. Se este item estiver ativo, estas linhas guia ficarão visíveis. Se ele estiver desativado, elas não ficarão visíveis.

As linhas guias funcionam em todos os slides, permitindo-lhe alinhar os objetos da mesma forma em vários slides.

A desativação (ocultação) das linhas guia não as remove. Se você tiver criado linhas guia e tiver então desativado este item, ativando-o novamente serão restauradas as linhas guia que você criou.

ExibirZoom

Este submenu permite-lhe ampliar ou reduzir a exibição do slide. Estão disponíveis vários níveis de ampliação, incluindo o Ajustar à página para ajustar a exibição de modo que o slide possa estar completamente visível na janela que você tem aberta, e o Ajustar à largura da página para dimensionar o slide de modo a caber na largura total da janela, ainda que você eventualmente precise deslocá-lo na vertical. Existem outras opções de escala, de 33% até 500%.