Menu Ferramentas

FerramentasOrtografia...

Verifica a ortografia das palavras na planilha.

FerramentasListas personalizadas...

Visualiza ou corrige as séries de palavras especiais reconhecidas pelo Calligra Sheets. Esta lista pode ser usada para inserir séries especiais na planilha.

FerramentasProteger planilha...

Protege a planilha com uma senha. Aparecerá uma janela que lhe perguntará uma senha. Se desligar esta opção, irá aparecer o pedido da senha para desproteger a folha. Proteger uma planilha significa proteger todas as células da planilha. Em uma planilha protegida, as células não podem ser reformatadas ou mudadas.

FerramentasProteger documento...

Protege o documento inteiro com uma senha. Aparecerá uma janela que lhe perguntará uma senha. Se desligar esta opção, irá aparecer o pedido da senha para desproteger o documento. Num documento protegido, você não poderá renomear ou remover uma planilha. A proteção do documento não significa que todas as planilhas individuais estão protegidas.

FerramentasRecalcular planilha (Shift+F9)

Recalcula fórmulas na planilha atual.

FerramentasRecalcular Documento (F9)

Recalcula todas as planilhas.

FerramentasExecutar arquivo de script...

Executar o script externo escolhido no Calligra Sheets. O Calligra Sheets tem suporte a programação em JavaScript, Python e Ruby. Exemplos de scripts podem ser encontrados em FerramentasScripts.

FerramentasScripts

Aqui você pode executar o script de exportação ou importação em vários formatos, salvar o registro do Calligra Sheets em um arquivo, usar o sintetizador de voz Orca para acessibilidade, depurar scripts em Python e Ruby ou adicionar funções para exibir valores de ações ou condições meteorológicas. É possível até mesmo usar algumas funções R (o módulo RPy deve ser instalado).

FerramentasGerenciador de Script...

Abre o Gerenciador de Scripts para executar, carregar, instalar, desinstalar e obter mais scripts.

FerramentasOtimização de funções...

Abre a janela Otimização de funções onde você pode escolher a função de objetivo, o alvo da otimização (Maximizar, Minimizar ou indicar o Valor) e um conjunto de células com parâmetros de decisão.