Ordenar Dados

No exemplo simples mostrado abaixo, os dados consistem de nomes e países de um número de montanhas juntamente com sua altura acima do nível do mar. O Calligra Sheets pode ordenar dados como este de diferentes maneiras.

Captura de tela de dados ordenados

Nós podemos querer ordenar os dados, de forma que os nomes estejam por ordem alfabética. Para fazer isto, selecione a área que contém os dados (A2:C7, neste caso) e escolha Ordenar... no menu Dados. Isto abre a janela de Ordenar.

A ordenação é feita de maneira alfanumérica, e por padrão é sensível à caixa, com números vindo antes de letras maiúsculas que vem antes das letras minúsculas, de modo que as células contento as entradas Cat, bar, 77 e Bat devem ser ordenadas na seguinte ordem: 77 Bat Cat bar.

Na área Direção desta janela, escolha ordenar por linhas ou colunas. Se assinalar a opção A primeira linha contém os cabeçalhos das colunas ou A primeira coluna contém os cabeçalhos das linhas, a primeira linha ou coluna não será incluída na operação de ordenação.

As linhas ou colunas são ordenadas pelo critério indicado, que pode ser alterado com os botões Mover para cima e Mover para baixo. Se usar o exemplo da imagem acima, ao escolher a coluna B como primeira chave e a coluna C como a segunda, iria ordenar os dados pelo país e, para cada país, pela altura.

Desmarque a opção Diferenciar maiúsculas de minúsculas para obter uma ordenação que não dependa de maiúsculas/minúsculas e mude a ordem entre Crescente e Decrescente se clicar nas células na coluna Critério de ordenação.

A extensão Detalhes > > da janela permite-lhe ordenar, usando a ordem dos itens de uma lista personalizada, como por exemplo Janeiro, Fevereiro..., em vez de uma ordenação alfanumérica. O formato da célula é movido com o conteúdo, se selecionar a opção Copiar formatação das células (Bordas, Cores, Estilo do texto).