Salvando seu Trabalho

O Calligra Sheets salva o documento por completo, o qual poderá incluir mais de uma planilha, como um único documento.

Se você tiver criado um documento novo, ou se deseja salvar um existente com um nome novo, use a opção Arquivo Salvar documento como.... Isto irá mostrar a janela normal do KDE para Salvar documento como. Escolha a pasta onde deseja salvar o documento e insira um nome de arquivo adequado no campo Nome:. Os documentos do Calligra Sheets são normalmente gravados com uma extensão .ods, assim você não precisa adicionar isto ao nome do arquivo, mas certifique-se que a seleção do Filtro: esteja configurada para o Planilha OpenDocument.

Para salvar o seu documento sem alterar o seu nome, basta usar a opção ArquivoSalvar.

Você também pode salvar um documento do Calligra Sheets em um formato antigo, se selecionar o formato na lista Filtro:.

Quando você salva uma versão modificada de um documento existente, o Calligra Sheets irá manter a versão anterior como uma cópia de segurança, adicionando um ~ ao fim do nome do arquivo.

O Calligra Sheets pode oferecer alguma proteção contra perdas do seu trabalho devido ao travamento de um computador ou porque você fechou o Calligra Sheets sem ter salvo o documento atual. Ele faz isto, gravando automaticamente a última versão do documento em que você está trabalhando a cada conjunto de minutos, usando um nome de arquivo modificado. A versão salva automaticamente é normalmente removida quando você salvar a seguir o documento, de modo que só existe se for mais atualizada do que a última versão que foi gravada manualmente. Quando você abrir um documento, o Calligra Sheets verifica se já existe uma versão gravada automaticamente e se encontrar uma irá oferecer-se para abrir essa versão em alternativa.

Os documentos salvos automaticamente são gravados com um nome de arquivo do formato .seuarquivo.autosave (repare no ponto inicial), de modo que o planilha1.ods seria salvo automaticamente como .planilha1.ods.autosave. A função de salvamento automático é configurável pelo usuário na janela de configurações.

Modelos

Se você vai criar um conjunto grande de documentos, você poderá poupar a si próprio algum tempo e problemas se criar primeiro um modelo e depois usá-lo como base para os documentos individuais.

Para fazer isso, primeiro crie um documento que contém os elementos comuns, salvando-o depois como um modelo, escolhendo a opção ArquivoCriar modelo a partir do documento. Ao fazer isso, será aberta a janela Criar modelo. Insira um nome para o seu novo modelo no campo Nome: e pressione OK. Da próxima vez que você iniciar um novo documento, ao escolher ArquivoNovo ou quando iniciar da próxima vez o Calligra Sheets, a janela inicial fornecerá a opção de criar o novo documento a partir do seu modelo.

A caixa de diálogo Criar modelo também permite-lhe escolher uma imagem diferente a ser exibida após o nome do modelo na janela inicial, e permite-lhe salvar seus modelos sob diferentes grupos de nomes, que aparecerão como diferentes páginas na janela.

Os modelos são armazenados como arquivos .kst em ~/.kde/share/apps/tables/templates/.