Tabelas dinâmicas

O Calligra Sheets pode ser usado para construir tabelas dinâmicas com os dados da tabela atual.

Esta funcionalidade poderá ser carregada ao selecionar o item Tabela dinâmica... do menu Dados. Abaixo, encontra-se um exemplo de geração de uma tabela dinâmica.

Suponha-se que se tem os seguintes dados.

Tabela inicial

Queremos criar uma tabela dinâmica de acordo com a nossa escolha e requisitos. Como tal, escolheremos a opção DadosTabela dinâmica....

A janela que irá aparecer permite ao usuário escolher a fonte dos dados. Esses dados podem ser retirados da planilha atual ou de uma fonte externa, como um banco de dados ou um arquivo ODS.

Escolher a fonte de dados

Aqui está a janela que permite ao usuário personalizar a tabela dinâmica. Os textos das colunas nos dados de origem são convertidos para legendas que servem como campos de trabalho. As legendas podem ser arrastadas e soltas em uma dessas áreas (Linhas, Colunas ou Valores) para gerar a tabela dinâmica. Você pode restaurar as suas escolhas com o botão Restaurar DnD.

Janela de personalização da tabela dinâmica

No nosso exemplo, o Nome é arrastado para as Linhas, a Categoria para as Colunas e a Pontuação para os Valores. As funções definidas pelo usuário, como a soma, média, máximo, mínimo, quantidade, etc., podem ser selecionadas na lista Selecionar a opção.

O botão Adicionar filtro pode ser usado para abrir a janela de filtragem e extrair os dados desejados. Ao usar esta opção, você poderá definir vários filtros com base no nome da coluna e da relação entre eles (E ou Ou). Isto irá permitir uma extrema liberdade para personalizar o resultado.

Janela de filtragem da tabela dinâmica

Linhas de Total e Colunas de Total: se assinalar estas opções, irá permitir o cálculo automático dos totais das linhas e colunas correspondentes na tabela dinâmica.