Barras de Ferramentas

O Calligra Sheets possui seis barras de ferramentas: Arquivo, Editar, Navegação, Formatar, Fonte e Cor/Borda, cada uma das quais pode ou não estar visível, de acordo com o menu Configurações.

Se as barras de ferramentas estiverem desbloqueadas, você pode escolher se a barra de ferramentas aparece no Topo, à Esquerda, Direita ou na Base da janela do Calligra Sheets clicando com o botão direito do mouse na barra de ferramentas, o que faz aparecer o Menu de Barra de Ferramentas, e escolhendo no submenu Orientação a posição desejada. O Menu de Barra de Ferramentas também possui submenus para escolher se a barra de ferramentas mostra ícones, texto ou ambos e o tamanho dos ícones.

Outra maneira de mover uma barra de ferramentas é posicionar o ponteiro do mouse sobre as duas barras verticais na ponta esquerda de cada barra de ferramentas e manter o botão esquerdo do mouse pressionado enquanto arrasta a barra de ferramentas para a posição desejada. Quando você arrasta a barra de ferramentas desta maneira, você pode soltar o botão do mouse quando ela estiver a alguma distância de qualquer dos lados da janela do Calligra Sheets, e então você obterá uma barra de ferramentas flutuante, que não fica vinculada a nenhuma parte da janela do Calligra Sheets e pode ser de fato movida para fora da janela. Para colocar uma barra de ferramentas flutuante de volta a sua posição tradicional, clique com o botão direito em seu título para levantar o Menu da Barra de Ferramentas e então escolha uma das opções no submenu Orientação.

Selecionar Configurar Barras de Ferramentas... no menu Configurações trara a caixa de diálogo que lhe permitirá adicionar ou remover botões das barras de ferramentas do Calligra Sheets.

Para usar isto na caixa de diálogo Configurar Barras de Ferramentas primeiro selecione uma barra de ferramentas na caixa combinada Barra de Ferramenta:. A janela Ações atuais: à direita então mostrará os botões atualmente presentes na barra de ferramentas. Você pode remover um botão selecionando-o nesta janela e então pressionado o botão com seta para esquerda, ou movê-lo pela barra pressionando os botões com seta para cima e para baixo. Para adicionar um novo botão à barra de ferramentas, selecione-o na lista de Ações disponíveis: e então pressione o botão com seta para direita.