
A primeira coisa que você precisa para começar a fazer algo de útil com o Umbrello UML Modeller é criar um modelo sobre o qual trabalhar. Quando você inicia o Umbrello UML Modeller ele carregar sempre o último modelo usado ou cria um novo modelo em branco (dependendo das suas opções definidas na janela de configuração). Isto permitir-lhe-á começar a trabalhar logo num instante.
Se a qualquer altura você precisar de criar um novo modelo, poderá fazê-lo seleccionando para tal o item do menu , ou carregando no ícone Novo da barra de ferramentas da aplicação. Se você estiver a trabalhar num modelo que foi modificado, o Umbrello UML Modeller perguntar-lhe-á se deverá gravar as suas alterações antes de carregar o novo modelo.
Você poderá gravar o seu modelo em qualquer altura se seleccionar a opção do menu ou carregando no botão Gravar da barra de ferramentas da aplicação. Se precisar de gravar o seu modelo com outro nome, você poderá usar a opção do menu .
Para sua conveniência, o Umbrello UML Modeller também lhe oferece a possibilidade de gravar automaticamente o seu trabalho com um período de tempo determinado. Você poderá configurar se deseja esta opção, assim como definir os intervalos de tempo na do Umbrello UML Modeller
Para carregar um modelo já existente, você poderá seleccionar a opção do menu ou ainda carregar no ícone Abrir da barra de ferramentas da aplicação. Os modelos usados mais recentemente estão disponíveis no sub-menu do menu para acelerar o acesso aos seus modelos usados mais frequentemente.
O Umbrello UML Modeller só poderá lidar com um modelo de cada vez, por isso se pedir ao programa para carregar um modelo para si, e se o seu modelo actual tiver sido modificado desde a última vez que o gravou, o Umbrello UML Modeller irá perguntar se você deseja gravar as suas alterações para evitar que perca o trabalho. Você poderá iniciar duas ou mais instâncias do Umbrello UML Modeller em qualquer altura, assim como também poderá copiar e colar entre instâncias.