- Repetir as acções num item seleccionado no histórico
Se isto estiver assinalado, a selecção de um item do histórico faz com que o Klipper mostre o menu das acções desse item, se for apropriado.
- Remover os espaços em branco ao executar as acções
Se estiver seleccionada, todos os caracteres em branco (espaços, tabulações, etc.) no início e no fim do conteúdo da área de transferência serão removidos antes de passar o conteúdo da área de transferência para a aplicação. Isto é útil, por exemplo, se a área de transferência contiver um URL com espaços que, se for aberto por um navegador Web, iria causar um erro.
- Activar as acções baseadas no MIME
Se seleccionado, para além das acções que definiu, irá aparecer uma lista de aplicações para o tipo MIME detectado no menu de contexto.
- Editar as Expressões/Acções
Na secção Acções, faça duplo-click na expressão regular ou na acção que deseja editar ou seleccione-a e carregue no botão . Irá aparecer um campo de edição no qual poderá alterar o texto da expressão como desejar.
- Adicionar Expressões/Acções
Carregue no botão para adicionar uma expressão regular com a qual o Klipper deverá fazer a correspondência. O Klipper usa a
QRegExp
do Qt™, a qual compreende a maioria das expressões regular que usaria no grep ou no egrep, por exemplo.Pode adicionar uma descrição para o tipo da expressão regular (isto é “URL de HTTP”) carregando com o botão na coluna Descrição.
Nota
Poderá encontrar informações mais detalhadas sobre a utilização das expressões regulares do
QRegExp
em http://doc.qt.io/qt-5/qregexp.html#details. Lembre-se que o Klipper não suporta o modo de caracteres especiais indicados nesta página.Edite a expressão regular tal como é descrito acima. Para adicionar um comando a executar, carregue em e edite no campo de edição do texto no local. Se fizer duplo-click sobre um comando, podê-lo-á editar.
Repare que o %s na linha de comandos é substituído pelo conteúdo da área de transferência, isto é se a sua definição do comando for
kwrite %s
e o conteúdo da sua área de transferência for/home/ze/ficheirotexto
, o comandokwrite
será executado. Para incluir o %s na linha de comandos, assinale-o com uma barra invertida, como no exemplo:/home/ze/ficheirotexto
\%s
.Abre a janela do Desactivar as Acções para as Janelas do tipo WM_CLASS.
Alguns programas, como o Konqueror, usam a área de transferência internamente. Se não quiser que o Klipper notifique a toda a hora ao usar uma dada aplicação, faça o seguinte:
Abra a aplicação.
A partir de um terminal, execute
xprop | grep
e carregue depois na janela da aplicação que está a correr.WM_CLASS
O primeiro texto a seguir ao sinal de '=' é o valor a indicar.
Logo que seja adicionada a WM_CLASS, já não serão geradas mais acções para as janelas dessa aplicação.