O Painel

O painel por omissão possui alguns elementos gráficos do Plasma™: a começar na esquerda, existe o lançador de aplicações.

Lançador de Aplicações

Lançador de aplicações

Podê-lo-á usar para iniciar as aplicações, abrir os ficheiros acedidos recentemente e as opções normais para sair/encerrar. Existe também uma estrutura que lhe permite percorrer facilmente as suas aplicações. A disposição foi optimizada para o caso de uso mais comum: iniciar uma aplicação. A página por omissão é a de Favoritos, a qual contém os itens mais usados. No início, poderá achar que lhe é mais útil a página de Aplicações. Logo que tenha descoberto as aplicações que usa com mais frequência, poderá carregar com o botão direito sobre os itens e seleccionar a opção Adicionar aos Favoritos, de modo a adicioná-los nessa página de Favoritos (ou directamente no painel ou no ecrã. Lembre-se que terá de desbloquear o Plasma™ com o botão direito no ecrã para qualquer modificação).

Menu de Aplicações

Se preferir o lançador de aplicações tradicional sob a forma de menus, mude-o ao carregar com o botão direito sobre o botão do menu e seleccionar a opção Alternativas.

Menu de aplicações

Configuração do Lançador de Aplicações

Se quiser configurar o lançador de aplicações, mude-o ao carregar com o botão direito no botão do menu e seleccionando a opção Configuração do Lançador de Aplicações.

Configuração do lançador de aplicações

Barra de Tarefas

A barra de tarefas é outro elemento no painel. Mostra uma área para todas as janelas abertas no ecrã actual, por omissão. Poderá fazer com que mostre as janelas apenas do ecrã actual, assinalando para tal a opção Mostrar apenas as tarefas do ecrã actual. O tamanho do texto nos itens da barra de tarefas poderá ser definido no Configuração do Sistema, sob a opção AparênciaTipos de Letra. Se carregar com o botão direito do rato na barra de tarefas, irá aparecer a janela de Configuração, onde poderá escolher várias opções para personalizar a sua barra de tarefas.

Janela de configuração da barra de tarefas

Bandeja do Sistema

A seguir, no nosso painel predefinido, existe a Bandeja do Sistema, que é usada pelas aplicações tradicionais como área de acoplagem. Se carregar com o botão direito na Bandeja do Sistema, poderá esconder ou mostrar os ícones.

Janela de configuração da Bandeja do Sistema

Notificação de Dispositivos

Um ícone que aparece normalmente na bandeja do sistema é o Notificador de Dispositivos. Ligue um disco USB, para que lhe apareça uma janela onde poderá abrir o dispositivo no Dolphin ou noutra aplicação associada.

O Notificador de Dispositivos é usado para lidar com os dispositivos acopláveis, como os dispositivos USB (também chamados de 'pen' ou unidades Flash), câmaras digitais, discos externos USB, etc. Também aparece quando um dado dispositivo, como um CD ou DVD, for introduzido numa unidade óptica.

Quando ligar um dispositivo externo ou carregar um novo disco numa unidade, a janela do Notificador irá aparecer (também a poderá abrir explicitamente se carregar no ícone respectivo no painel). Irá ficar aberta enquanto o cursor estiver sobre ela; caso contrário, desaparecerá automaticamente ao fim de alguns segundos.

A janela do Notificador mostra uma lista com todos os dispositivos que conhece de momento. Se passar o cursor do rato sobre um dispositivo, irá apresentar as acções possíveis para associar a esse dispositivo.

Se carregar em algum ponto da zona sombreada em torno do nome do dispositivo (mas não no ícone para ejectar/desmontar, caso esteja presente), irá expandir o item para mostrar a lista de acções possíveis para esse dispositivo. O conjunto de acções depende do dispositivo; isso pode ser configurado no menu de contexto do Notificador de Dispositivos ou nos módulos do Configuração do Sistema para as Acções do Dispositivo e Dispositivos Removíveis. Basta seleccionar um com o rato ou o teclado para invocar essa acção.

Existe também um pequeno ícone à direita de cada item que mostra se esse dispositivo está acessível de momento (montado) ou não. Só é possível desligar um dispositivo em segurança do computador se não estiver montado. Se carregar no ícone, fará com que o dispositivo seja desmontado e/ou o disco seja ejectado, caso esteja montado de momento, ou então montá-lo caso não o esteja já. Lembre-se que a ejecção/desmontagem poderá não ter sucesso se o dispositivo ainda tiver ficheiros abertos nele, isto é se a cópia de um ficheiro grande ainda não tiver terminado. Na maioria dos casos, poderá esperar um pouco e tentar de novo. Quando uma desmontagem tiver ocorrido com sucesso, irá aparecer um símbolo de sucesso no ícone do Notificador de Dispositivos.

Itens Escondidos

A Bandeja do Sistema normalmente contém mais alguns itens como o Klipper, KMix etc.

Alguns dos itens predefinidos na Bandeja do Sistema estão escondidos para poupar espaço na barra. Para mostrar estes itens, carregue no pequeno triângulo branco , depois use o botão esquerdo do rato para invocar um elemento ou no botão direito do rato para abrir a sua janela de configuração.

Relógio Digital

Finalmente, mais à direita no nosso painel predefinido, existe o elemento do PlasmaRelógio Digital. Este relógio consegue apresentar a hora nos diferentes fusos-horários, assim como poderá mudar o seu tamanho. O relógio irá ajustar o seu tamanho de letra de acordo com a área que tiver disponível no contentor envolvente (sendo este o painel). Se optar por mostrar a data, esta será representada com a opção Tamanho de letra pequeno da janela do Configuração do Sistema para os Tipos de letra. A hora irá ocupar o resto do espaço. Por isso, no fim, irá escolher para si a quantidade de informação apresentada, assim como se esta cabe ou não. Se quiser mostrar mais informações, torne o painel maior ou coloque o relógio no ecrã, onde poderá então crescer à vontade.

Paginador

Um item opcional no seu painel é o Paginador. Permite mudar de ecrãs virtuais. Se mudar a disposição do Paginador com a opção Número de linhas, isso irá afectar também a disposição e as animações que aparecem no efeito da Grelha do Ecrã do KWin. Para os paginadores maiores, a selecção da opção Mostrar os ícones das janelas fará tipicamente sentido.