Visualizador de Tipos de Letra

Burkhard Lück

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.3 (2015-04-10)

O KFontview é uma aplicação para ver e instalar os diferentes tipos de letra:

  • TrueType (.ttf)

  • OpenType (otf, .ttf)

  • Postscript tipo 1 (extensão do ficheiro no Windows® & OS/2 .pfb/.pfm; no UNIX®/Linux® .pfa/.afm)

  • BDF (Formato de Distribuição em Imagem, extensão de ficheiros .bdf)

  • PCF (Formato Compilado Portável, extensão do ficheiro .pcf)

Podê-la-á usar como um programa autónomo para antever e instalar um tipo de letra transferido a partir da Internet. Na antevisão, poderá verificar se o tipo de letra tem todos os caracteres que precisa.

Adicionalmente, o KFontview poderá ser lançado a partir do módulo do Configuração do Sistema Instalador de Tipos de Letra para usar as capacidades de antevisão extendidas do KFontview.

A aplicação KFontview

A Antevisão Normal do KFontview mostra o tipo de letra com diferentes tamanhos, para que possa ter uma boa ideia de como irá ficar. Na lista da barra de ferramentas, poderá escolher os tipos de antevisão adicionais:

  • A Todos os Caracteres mostra todos os caracteres oferecidos pelo tipo de letra com um tamanho.

  • Bloco Unicode: A norma Unicode organiza os grupos de caracteres por diferentes blocos

  • Programa Unicode: No Unicode, um programa é uma colecção de letras e outros símbolos escritos, usados para representar a informação textual em um ou mais sistemas de escrita

  • Mudar o Texto: Se usar este botão, abre a janela de Texto de Antevisão, onde poderá inserir um texto definido pelo próprio utilizador. Esta funcionalidade permite-lhe verificar se um tipo de letra suporta os caracteres que necessita.

Poderá usar os botões de ampliação ou a roda do rato para mudar o tamanho da letra em todos os tipos de antevisão.

No modo de antevisão do Bloco Unicode e Texto Unicode, os dados adicionais da dica informativa serão apresentados, quando passar com o cursor do rato sobre um dado carácter: a Categoria Unicode do carácter e o valor em UCS-4, UTF-18, UTF-8 e como Entidade Decimal de XML.

Para instalar um tipo de letra que tenha transferido da Internet, carregue no botão Instalar, no canto inferior direito.

Poderá instalar o tipo de letra para uso pessoal, ficando só disponível para si, ou a nível do sistema para que todos os utilizadores o possam usar; esta última opção irá precisar de privilégios de administração.

Os tipos de letra normalmente são fornecidos sob o formato de um pacote, como por exemplo em zip. Abra esses pacotes com o Ark, que lhe fornecerá uma antevisão simples dos tipos de letra. Para tirar partido das funcionalidades adicionais do KFontview, extraia os tipos de letra e abra-os no KFontview.

É necessário reiniciar as aplicações para usarem os novos tipos de letra instalados.