A gravar

O Kwave é capaz de gravar dados de áudio a partir de várias fontes, com todo o tipo de taxas de amostragem, formatos de amostras e outros modos que o seu 'hardware' de som suporte. De momento, o Kwave grava através da interface de som antiga - o OSS e, desde a versão 0.7.4, também suporta a interface ALSA, mais poderosa e o método preferido para o 'kernel' do Linux desde a versão 2.6.

Poderá aceder à gravação pelo menu em FicheiroGravar.

Aqui está uma imagem da janela de gravação do Kwave, mostrando a primeira página com os controlos de gravação durante uma sessão de gravação em execução. Como na maioria das janelas do Kwave, poderá obter alguma ajuda ou ver as dicas dos controlos.

Imagem da Janela de Gravação

Aqui terá os seguintes controlos:

  • Pré-Gravação: Se a funcionalidade de pré-gravação do Kwave estiver activada e a gravação tiver sido iniciada, o Kwave grava os dados numa memória interna que poderá ter alguns segundos de tamanho. Se carregar no botão Gravar ( botão para gravar ) de novo, então a gravação irá começar de facto, mantendo também esses dados pré-gravados. Isto é útil, por exemplo, se quiser gravar a sua música favorita a partir do rádio, mas poderá reconhecer tarde demais que a música já começou. Nesse caso, poderá carregar à mesma no botão para gravar e apanhar o início da música que o Kwave já pré-gravou anteriormente, pelo que não irá perder mais o início.

  • Tempo de Gravação: Se a duração da gravação deverá ser limitada com base num dado tempo, poderá activar esta opção e seleccionar um tempo em horas, minutos e segundos para a sua gravação. Se esta opção não estiver activa, a gravação irá correr até que carregue no botão Parar (botão para parar).

  • Começar a: Se esta opção estiver activada, poderá definir uma data e hora em que irá começar a gravação. Por favor, tenha em mente que, se o tempo configurado for no passado, a gravação será iniciada imediatamente.

  • Disparo da Gravação: Se estiver activo, a gravação começa apenas se o volume à entrada ultrapassar um dado limite, o qual poderá ser definido de 0 a 100% do volume máximo de entrada. Isto é útil se não quiser gravar o silêncio inicial. (Sugestão: combine isto com a funcionalidade de pré-gravação, mencionada acima, para apanhar alguns segundos antes do disparo, para que não perca os aumentos e diminuições graduais silenciosos.)

  • O botão Novo (botão novo) está activo quando a gravação não está em execução ou quando terminou, para eliminar o conteúdo actual do ficheiro e começar de novo.

  • O botão Parar (botão para parar) está activo quando a gravação ou pré-gravação está em execução ou o Kwave está à espera do disparo. Se carregar, o progresso actual será interrompido.

  • O botão Pausa (botão para parar) está activo quando a gravação ou pré-gravação está em execução. Da primeira vez que carregar nele, a gravação será interrompida e o botão irá começar a piscar. Quando carregar nele de novo, o botão irá parar de piscar e a gravação será retomada imediatamente, sem ter de esperar por um disparo.

  • O botão Gravar (botão para gravar) inicia a gravação e/ou pré-gravação, dependendo das funcionalidades activadas acima:

    1. Se não usar a pré-gravação ou o nível de disparo, a gravação irá começar assim que carregar no botão para gravar.

    2. Se a pré-gravação não for usada e tiver definido um nível de disparo, o primeiro carregamento fará com que o Kwave espere por atingir o nível de disparo. Enquanto espera, poderá forçar o início automático da gravação, carregando para tal no botão de novo; caso contrário, a gravação irá começar automaticamente assim que o nível de disparo for atingido.

    3. Se a pré-gravação estiver activa, o primeiro botão apenas inicia a pré-gravação e o segundo botão começa realmente a gravação.