Divisor de Ficheiros

Esta função divide um ficheiro (enorme) num conjunto de ficheiros mais pequenos, de modo que possam ser colocados em discos mais pequenos (isto é, unidades ZIP, ...) ou enviados por e-mail. Os vários ficheiros poderão ser reunidos de novo para criar de novo o ficheiro original. As funções de divisão/reunião do Krusader e do Total Commander© são compatíveis. Para dividir um ficheiro, escolha a opção FicheiroDividir ou em Ctrl+P. Será então aberta uma janela de divisão para confirmar a operação.

Se o nome do ficheiro original for xpto, então o nome dos ficheiros menores será xpto.000 xpto.001 xpto.002 etc. Não existe nenhum limite teórico para a quantidade de ficheiros menores, mas recomenda-se que limite o número a um máximo de 1023 ficheiros. O Krusader cria um ficheiro xpto.crc. Este ficheiro contém o nome, o tamanho e o código CRC do ficheiro original. É possível combinar o ficheiro sem o xpto.crc; nesse caso, contudo, o Krusader não consegue verificar se o ficheiro original foi criado de novo correctamente.

Um exemplo de um ficheiro xpto.crc:

filename=xpto size=432998467868 crc32=21EB719A

Para reunir os vários ficheiros, seleccione um ficheiro parcial xpto.xxx e escolha a opção FicheiroCombinar os ficheiros ou em Ctrl+B. A pasta de destino é o painel inactivo, podendo ser alterado. Os nomes dos ficheiros deverão estar numerados por ordem ascendente: xpto.001, xpto.002, xpto.003 etc. ou terem letras por ordem ascendente: (" split -b método de letras") ficheiro-aa, ficheiro-ab, ficheiro-ac etc. Se o ficheiro xpto.crc for encontrado na mesma pasta que os ficheiros parciais, o Krusader irá usar este ficheiro para verificar erros no ficheiro combinado.