Capítulo 2. O protocolo do 'Remote Frame Buffer'

Este capítulo oferece uma breve descrição do protocolo 'Remote Frame Buffer' que é usado pelo Remote Desktop Connection e pelos outros sistemas compatíveis. Se você já estiver familiarizado com o 'Remote Frame Buffer', você poderá saltar à vontade este capítulo.

A implementação de alto nível de um sistema que use o protocolo Remote Frame Buffer é conhecido como Virtual Network Computer (Computador de Rede Virtual), ou mais frequentemente por VNC.

O Remote Frame Buffer (ou RFB para abreviar) é um protocolo simples para o acesso remoto às interfaces gráficas dos utilizadores. Funciona ao nível do 'frame-buffer', o que corresponde de forma lata à imagem desenhada no ecrã, o que significa que pode ser aplicado a todos os sistemas de janelas (incluindo o X11, Mac® OS e Microsoft® Windows®). As aplicações do Remote Frame Buffer existem para várias plataformas e poderão ser redistribuídas livremente.

No protocolo do Remote Frame Buffer, a aplicação que se executa na máquina em que o utilizador se senta (que contém o ecrã, o teclado e o rato) é chamada de cliente. A aplicação que corre na máquina em que o 'framebuffer' se encontra (e onde está a correr o sistema de janelas e as aplicações que o utilizador está a controlar remotamente) é chamada de servidor. O Remote Desktop Connection é o cliente do KDE para o protocolo do Remote Frame Buffer. O Desktop Sharing é o servidor do KDE para o mesmo protocolo.

Ocupa algum tráfego significativo de rede enviar uma imagem do ecrã completo, por isso o Remote Frame Buffer funciona melhor em redes de alto débito, como uma rede local. É possível à mesma usar o Remote Desktop Connection noutras ligações, mas a performance é pouco provável que seja tão boa.