Capítulo 1. Introdução

Bem-vindo ao KDE su! O KDE su é uma interface gráfica para o comando Unix su, para o ambiente de trabalho K. Permite-lhe executar um programa como um utilizador diferente, fornecendo a senha desse utilizador. O KDE su é um programa sem privilégios e usa o su do sistema.

O KDE su tem uma função adicional: permite ao utilizador recordar as senhas. Se estiver a usar esta funcionalidade, necessita apenas de introduzir a senha uma vez para cada comando. Veja em “Guardar Senhas” para mais informações e uma análise à segurança.

Este programa pretende ser executado a partir da linha de comandos ou de ficheiros .desktop. Embora seja pedida a senha do root, usando uma janela gráfica, é considerada como sendo mais uma associação linha de comando <-> gráfica em vez de um puro programa gráfico.

Dado que o kdesu não está mais instalado em $(kde4-config --prefix)/bin mas sim em kde4-config --path libexec e, por isso, fora da sua Path, terá de usar o comando $(kde4-config --path libexec)kdesu para invocar o kdesu.