O Calligra Sheets grava o documento por completo, o qual poderá incluir mais do que uma folha de cálculo, como um único documento.
Se você tiver criado um documento novo, ou se deseja gravar um existente com um nome novo, use a opção → . Isto irá mostrar a janela normal do KDE para Gravar o Documento Como. Escolha a pasta onde deseja gravar o documento e indique um nome de ficheiro adequado no campo Localização:. Os documentos do Calligra Sheets são normalmente gravados com uma extensão .ods
, como tal não precisa de adicionar isto ao nome do ficheiro, mas certifique-se que a selecção do Filtro: está configurada como Folha de Cálculo OpenDocument.
Para gravar o seu documento sem alterar o seu nome, basta usar a opção → .
Você poderá também gravar um documento do Calligra Sheets num formato legado, se seleccionar o formato na lista Filtro:.
Quando você gravar uma versão modificada de um documento existente, o Calligra Sheets irá manter a versão anterior como uma cópia de segurança, adicionando um ~
ao fim do nome do ficheiro.
O Calligra Sheets pode oferecer alguma protecção contra perdas do seu trabalho devido ao estoiro de um computador ou porque você fechou o Calligra Sheets sem ter gravado o documento actual. Ele faz isto, gravando automaticamente a última versão do documento em que você está a trabalhar a cada conjunto de minutos, usando um nome de ficheiro modificado. A versão gravada automaticamente é normalmente removida quando você gravar a seguir o documento, de modo que só existe se for mais actualizada do que a última versão que foi gravada manualmente. Quando você abrir um documento, o Calligra Sheets verifica se já existe uma versão gravada automaticamente e se encontrar uma irá oferecer-se para abrir essa em alternativa.
Os documentos gravados automaticamente são gravados com um nome de ficheiro do formato .oseuficheiro.autosave
(repare no ponto inicial), de modo que o folha1.ods
seria gravado automaticamente como .folha1.ods.autosave
. A função de gravação automática é configurável pelo utilizador na janela de configuração.
Se você vai criar um conjunto grande de documentos, você poderá poupar a si próprio algum tempo e problemas se criar primeiro um modelo e depois usá-lo como base para os documentos individuais.
Para o fazer, primeiro crie um documento que contém os elementos comuns, gravando-o depois como um modelo, ao escolhe a opção → . Ao fazê-lo irá abrir a janela Criar Modelo. Indique um nome para o seu novo modelo no campo Nome: e carregue em . Da próxima vez que você iniciar um novo documento, ao escolher → ou quando iniciar da próxima vez o Calligra Sheets, a janela inicial dar-lhe-á a opção de criar o novo documento a partir do seu modelo.
A janela para Criar um Modelo também lhe permite escolher uma imagem diferente para mostrar por cima do nome do modelo na janela de Escolher e permite-lhe alterar os seus modelos em grupos diferentes, os quais irão aparecer em páginas diferentes na janela.
Os modelos são guardados como ficheiros .kst
em ~/.kde/share/apps/tables/templates/
.