Capítulo 2. Usar o Klipper

Utilização Básica

Poderá usar o Klipper na bandeja do sistema como um elemento gráfico do Plasma™ ou como uma aplicação clássica. Ambas partilham a mesma funcionalidade, mas têm uma GUI diferente e mostram o último item do histórico ao passar o cursor sobre o ícone do Klipper na bandeja:

O ícone do Klipper

A janela do Klipper está escondida se a área de transferência estiver vazia.

Para mostrar o histórico da área de transferência, carregue no ícone do Klipper na bandeja do sistema.

Elemento gráfico do Klipper

O Elemento Gráfico do Klipper

Passe o cursor do rato sobre um item para aparecerem quatro ícones, os quais lhe permitem invocar uma acção, mostrar o código de barras, editar o conteúdo ou remover o elemento do histórico. Use o KSnapshot para capturar os códigos de barras e gravá-los.

Pode procurar pelo histórico da área de transferência se o abrir (carregue no Klipper) e escrever a sua pesquisa. Os resultados são actualizados à medida que você escreve. Para limpar o histórico da área de transferência, carregue no ícone à direita do campo de pesquisa.

A acção Configurar no menu de contexto abre a janela de configuração.

Para desactivar o item do Klipper, desmarque-o na página Geral da Configuração da Bandeja do Sistema (Alt+D, S).

Aplicação do Klipper

A Aplicação do Klipper

Os itens anteriores da área de transferência são mostrados no topo do menu que aparece. Se seleccionar um desses itens copiá-lo-á para a área de transferência, a partir do qual poderá ser colado em qualquer aplicação do KDE ou do X, como de costume.

Poderá pesquisar no histórico da área de transferência se escrever a sua pesquisa no campo respectivo do topo. Os resultados são actualizados à medida que escreve.