Capítulo 5. Outros Recursos

Outros Recursos do Umbrello UML Modeller

Este capítulo explanará sumariamente alguns outros recursos que o Umbrello UML Modeller lhe oferece.

Copiar objetos como imagens PNG

Além de lhe oferecer as funcionalidades normais de copiar, cortar e colar que você espera para copiar objetos entre diagramas diferentes, o Umbrello UML Modeller pode copiar os objetos como figuras PNG de modo que você possa inseri-las em outro tipo de documento. Você não precisa fazer nada em especial para usar este recurso, apenas selecione um objeto de um diagrama (Classe, Ator, etc.) e copie-o (Ctrl+C, ou usando o menu), e então abra um documento do Calligra Words (ou qualquer programa para o qual você possa colar imagens) e selecione Colar. Este é um grande recurso para exportar partes de seu diagrama como simples figuras.

Exportando para uma Imagem

Você pode também exportar um diagrama completo como uma imagem. A única coisa que você precisa fazer é selecionar o diagrama que você deseja exportar, e então a opção Exportar como Figura... no menu Diagrama.

Imprimindo

O Umbrello UML Modeller permite imprimir diagramas individuais. Pressionar o botão Imprimir na barra de ferramentas do aplicativo ou selecionar a opção Imprimir no menu Arquivo lhe trará o diálogo padrão de impressão do KDE a partir do qual você pode imprimir seus diagramas.

Pastas Lógicas

Para melhor organizar o seu modelo, especialmente para grandes projetos, você pode criar pastas lógicas na Visão de Árvore. Apenas selecione a opção NovaPasta no menu de contexto das pastas padrão na Visão de Árvore para criá-las. Pastas podem ser aninhadas, e você pode mover objetos arrastando-os de uma pasta e soltando-os em outra.

Organizando um Modelo com Pastas Lógicas no Umbrello UML Modeller

Organizando um Modelo com Pastas Lógicas no Umbrello UML Modeller