Capítulo 6. Autores e histórico

Este projeto foi iniciado por Paul Hensgen como um de seus projetos Universitários. O nome original do aplicativo era Modelador UML. Paul fez todo o desenvolvimento até o final de 2001 quando o programa atingiu sua versão 1.0.

A versão 1.0 já oferecia muitas funcionalidades, mas após o projeto ter sido revisado pela Universidade de Paul, outros desenvolvedores puderam juntar-se e iniciaram fazendo contribuições importantes para o Modelador UML, como alternar de um formato binário de arquivo para um arquivo XML, suporte para mais tipos de Diagramas UML, Geração de Código e Importação de Código apenas para citar algumas.

Paul retirou-se da equipe de desenvolvimento no Verão de 2002 mas, como um Software Livre e de Código Aberto, o programa continua a melhorar e evoluir, e está sendo mantido por um grupo de desenvolvedores de diferentes partes do mundo. Em Setembro de 2002, o projeto mudou seu nome de Modelador UML, para Umbrello UML Modeller. Existiram várias razões para a mudança do nome, a mais importante sendo que apenas uml— como é comumente conhecido — é um nome muito genérico e causa problemas com alguns distribuidores. A outra razão importante é que os desenvolvedores acham Umbrello um nome mais legal.

O desenvolvimento do Umbrello UML Modeller assim como as discussões sobre para onde o programa deve progredir nas versões futuras é aberto e ocorre na Internet. Se você gostaria de contribuir para o projeto, por favor não hesite em contactar os desenvolvedores. Existem muitas maneiras nas quais você pode auxiliar o Umbrello UML Modeller:

  • Relatando erros ou sugerindo melhorias

  • Corrigindo erros e adicionando recursos

  • Escrevendo uma boa documentação ou traduzindo para outros idiomas

  • E é claro...codificando conosco!

Como você viu, existem muitas maneiras de contribuir. Todas elas são muito importantes e todos são bem-vindos a participar.

Os desenvolvedores do Umbrello UML Modeller podem ser contactados em .