Importar Dados

O Tellico oferece três ações diferentes quando importa os dados. A Substituir a coleção atual irá fechar a coleção atual, criando uma nova com os dados do arquivo importado. A Adicionar à coleção atual diz ao Tellico para adicionar todos os itens na coleção importada à atual, assim como para adicionar os campos que atualmente não existam. A ação Mesclar a coleção é a mesma que a adição, exceto que cada item importado é comparado com os atuais, sendo que os itens idênticos são descartados. O Tellico tenta identificar entradas correspondentes que não são completamente idênticas, comparando campos significativos e, em seguida, fará a mesclagem das entradas. Por exemplo, as coleções de músicas comparam o artista e o álbum, sendo que as faixas deveriam ser mescladas para os itens correspondentes. O módulo de importação de arquivos de áudio é capaz de construir corretamente as listagens de faixas ao mesclar os itens.

Importação de dados a partir de outro software

O Tellico consegue importar dados diretamente de uma variedade de outros programas de gerenciamento de coleções, como GCstar, Alexandria, Delicious Library, Ant Movie Catalog, Referencer e Griffith.

Importação de outros formatos de dados

O Tellico pode importar os dados de uma variedade de outros formatos de arquivo, incluindo CSV, Bibtex, discos de áudio e arquivos, MODS, PDF e RIS.

Importar Dados do Tellico

Poderão ser importados diretamente outros arquivos de dados do Tellico. A substituição da coleção atual, através da importação de um arquivo de dados do Tellico, é a mesma coisa que abrir o próprio arquivo. O valor da importação dos dados do Tellico é apenas para adicionar ou mesclar duas coleções.

Importando os Dados em CSV

Os valores separados por vírgulas (CSV) são uma forma comum de importar e exportar dados em tabelas. Cada valor do campo é separado por uma vírgula, com um item por linha. Os títulos dos campos podem ser incluídos na primeira linha. O módulo de importação de CSV não está limitado apenas a usar uma vírgula como separador. Você poderá usar qualquer caractere ou sequência de texto.

A Janela de Importação de CSV

Primeiro, selecione o tipo de coleção que está importando. Se estiver adicionando ou mesclando à coleção atualmente aberta, o tipo é limitado ao tipo da sua coleção atual. Se a primeira linha do arquivo CSV tiver os títulos dos campos, clique na opção para que o módulo de importação compare automaticamente os títulos com os campos da coleção atual. Se o título de um campo corresponder, o cabeçalho dessa coluna muda para mostrar que a coluna foi associada a esse campo. Se o arquivo usar um separador que não seja uma vírgula, certifique-se de alterar a opção de acordo com isso.

Para que o Tellico importe convenientemente o arquivo, ele deverá saber qual o campo que corresponde a cada coluna. Se a coluna só tiver um número no cabeçalho, os dados nessa coluna não serão importados. Você deverá atribuir os campos a cada coluna, selecionando uma coluna com o mouse ou alterando número da coluna em si, e depois selecionando o campo a atribuir a partir da lista e, finalmente, clicando no botão Atribuir o Campo. Se quiser adicionar um campo novo à coleção, o último item na lista abre a Janela de Campos da Coleção.

Por questões de compactação, apenas as primeiras cinco linhas do arquivo CSV importado serão mostradas na caixa de diálogo. Contudo, serão importadas todas as linhas do arquivo.

Importar Dados de CD's de Áudio

O Tellico é capaz de usar o serviço do freedb.org para consultar informações sobre um CD, incluindo a lista de faixas. Dependendo da sua distribuição, a configuração do acesso ao serviço poderá ser definida nas Configurações do Sistema do KDE. O artista do CD, o título, o gênero, o ano e a lista das faixas são todos adicionados.

Além disso, se o disco tiver CD-Text, essa informação é lida e adicionada ao item importado.

Importar os metadados dos arquivos de áudio

O Tellico é capaz de percorrer uma pasta e ler as marcas dos formatos de arquivos de áudio comuns, como o mp3 e o ogg. As músicas são inseridas numa coleção de músicas, onde cada item é um álbum. Se os arquivos de música tiverem o número de faixa, o nome da música é inserido no local correto da lista de faixas. A informação do artista e do gênero também é adicionada ao item. Se as marcas da música tiverem comentários, estes serão adicionados ao campo de 'comentários' do item, antecedido pelo nome do arquivo.

Além disso, se uma pasta tiver um arquivo .directory e o nome da pasta corresponder ao título de um álbum, o item Ícone no arquivo '.desktop' é usado como imagem de capa para o álbum.

O módulo de importação de metadados de arquivos de áudio pode percorrer uma pasta de forma recursiva, de modo a encontrar todos os arquivos de áudio em qualquer subpasta, ainda que as ligações simbólicas não sejam seguidas. O Tellico usa a biblioteca TagLib para ler os metadados do arquivo de áudio, para que possa importar os dados de qualquer tipo de arquivo que esta biblioteca reconheça.

Importar Dados do Bibtex

Bibtex é um formato bibliográfico usado com o sistema de preparação de documentos LaTeX. Você poderá incluir diversos tipos de referências bibliográficas no arquivo. O Tellico importa os arquivos do 'bibtex' como uma coleção bibliográfica.

Se o módulo de importação do 'bibtex' encontrar campos no arquivo que não estejam na coleção bibliográfica padrão, eles serão adicionados como campos de Texto Simples, com duas exceções. Se o valor do campo tiver mais de 100 caracteres, tornar-se-á um campo de Parágrafo. Se o valor do campo parecer ter um URL ou uma referência de arquivos, então será criado um campo de URL. O Tellico usa uma cópia interna da biblioteca do 'btparse' para processar os arquivos do bibtex.

Bibtexml é uma representação em XML dos dados do 'bibtex', onde os dados do arquivo 'bibtexml' são tratados da mesma forma que seriam os dados do 'bibtex'.

Importar Dados do MODS

O MODS é um formato para representar diversos tipos de coleções de conteúdos. Atualmente, só são importados livros pelo Tellico, como uma coleção bibliográfica.

Importar Dados em PDF

Se o Tellico foi compilado com o suporte para o exempi ou o poppler, os metadados dos arquivos PDF poderão ser importados. Os metadados poderão incluir o título, o autor e a informação da data, assim como alguns identificadores bibliográficos que são então usados para atualizar outros dados.

Importar Dados do RIS

O RIS é um formato de arquivos bibliográficos usado pelo EndNote, Reference Manager, entre outros. O Tellico importa arquivos RIS como uma coleção bibliográfica.

Importação de coleções online

O Tellico consegue-se conectar e importar dados de páginas Web que gerenciam coleções pessoais.

Importar coleção do BoardGameGeek

O BoardGameGeek é um recurso online de jogo de tabuleiro e comunidade. O Tellico pode importar os jogos de computador na coleção do usuário, desde que a coleção esteja definida para ser publicamente acessível. A coleção importada pode ser limitada a esses itens marcados como seus.

Importar coleção do Goodreads

O Goodreads é uma rede social online de leitores para procurar por coleções de livros. O Tellico pode importar a lista de livros em uma coleção de usuário, fornecendo-se o nome do usuário ou sua ID, caso a coleção esteja configurada como pública.

Importar Listagens de Arquivos

A melhor forma de criar um Catálogo de arquivos é importar o conteúdo de uma pasta. A mesma pasta poderá ser percorrida de forma recursiva, para adicionar todos os arquivos encontrados dentro dela. Esta importação é mais útil para as listagens de cópias de segurança e para o catálogo de conteúdos, como as listagens de CDs ou DVDs. Além disso, as previsões das imagens do conteúdo do arquivo poderão ser geradas, ainda que isso leve algum tempo para ler uma grande quantidade de arquivos. As previsões dos arquivos são as mesmas que aparecem no gerenciador de arquivos do KDE.

Importar Dados em XML com XSLT

Qualquer arquivo XML poderá ser importado para o Tellico, desde que exista uma folha de estilo XSL disponível para converter o arquivo para o formato do Tellico. O Tellico carrega automaticamente essa folha de estilo e aplica o processamento de XSLT necessário para carregar o arquivo.