Capítulo 2. Usando o Tellico

Início Rápido

Por padrão, o Tellico começa com uma coleção de livros vazia. Para funcionar com outros tipos de coleção, crie-a com o item de menu ArquivoNovo ou o seu botão na barra de ferramentas. As coleções são preenchidas com alguns dos campos mais comuns, mas você poderá adicionar, modificar ou apagar campos de acordo com as suas necessidades.

Os itens novos poderão ser adicionados com o Editor de Itens. O item do menu ColeçãoNovo Item irá abrir o Editor de Itens com um item vazio, pronto para ser editado. O Editor de Itens pode também ser aberto se usar a opção ConfiguraçõesMostrar o 'Editor de Itens'. Assim que tiver inserido os valores para o item, poderá salvá-lo na coleção, usando o botão Salvar o Item na janela do Editor de itens, que permanece aberta no caso de continuar a querer adicionar itens novos. Assim que tiver salvo um item na coleção, você poderá modificá-lo se clicar nele na janela principal. Se o Editor de itens não estiver já aberto, poderá fazer duplo-clique sobre um item para abrir o editor e começar a edição.

Se você quiser incluir uma mensagem no elemento, poderá usar o Seletor de Arquivos padrão do KDE, clicando para isso no botão Selecionar uma Imagem... no Editor de Itens, ou poderá ainda arrastar uma imagem do gerenciador de arquivos ou navegador Web para o Editor de Itens.

Quando selecionar um item, a Área de Itens irá mostrar uma janela formatada com o conteúdo do elemento. Você poderá modificar o modelo usado para apresentar o elemento na Janela de Configuração.

Os elementos da coleção são agrupados em conjunto, quando compartilham os mesmos valores para determinados campos, como o autor ou o realizador. Você poderá modificar o campo usado para o agrupamento, usando a lista na barra de ferramentas ou a opção do menu ConfiguraçõesSeleção do Grupo.

Você poderá usar o Filtro Rápido na barra de ferramentas para limitar rapidamente os itens visíveis para os que contenham a palavra que digitar. O filtro também é útil quando quiser encontrar rapidamente um elemento. Você poderá inserir o título ou outra palavra única que identifique o elemento, para que a Exibição em coluna mostre apenas os elementos correspondentes ao filtro. A barra de estado mostra quantos elementos existem na coleção, bem como os que estão sendo filtrados no momento.